O Paraná segue sob a influência de uma intensa onda de frio, que trouxe temperaturas negativas para várias regiões do estado neste domingo, 11 de agosto, Dia dos Pais. Em Pato Branco, no sudoeste do estado, a manhã começou gelada, com formação de geada, assim como em toda a região, com temperaturas mínimas chegando a -1,9 ºC em Palmas, nos Campos Gerais. Pato Branco, registrou mínima de 2 ºC, com expectativa de que a temperatura máxima não ultrapasse 16 ºC ao longo do dia.
Previsão para os Próximos Dias
De acordo com o Simepar, a massa de ar polar que atua sobre o estado deve continuar influenciando o clima até pelo menos quarta-feira, 14 de agosto. A previsão é de que o frio intenso permaneça, com possibilidade de geadas em diversas regiões.
- Segunda-feira (12): A previsão é de geada na capital do sudoeste, com temperaturas variando entre 5 ºC e 12 ºC.
- Terça-feira (13): As condições permanecem frias, com geada prevista e temperaturas que podem atingir uma mínima de 1 ºC, enquanto a máxima não deve passar dos 17 ºC.
- Quarta-feira (14): Embora a mínima ainda seja baixa, em torno de 5 ºC, a temperatura máxima pode subir para 20 ºC, sinalizando o início de um leve aquecimento.
- Quinta-feira (15): A onda de frio começa a perder força, com a máxima alcançando 24 ºC e a mínima se mantendo em 9 ºC.
Impacto da Onda de Frio
A massa de ar frio e seco que está sobre o Paraná mantém o tempo estável, mas extremamente frio, especialmente durante a madrugada e o amanhecer. As temperaturas negativas e a formação de geadas podem impactar a agricultura e a rotina dos paranaenses, especialmente nas regiões sudoeste, oeste, centro-sul, sul e nos Campos Gerais.
LEIA MAIS
Condições climáticas entre as principais hipóteses para o acidente do ATR-72 500
Os moradores devem se preparar para mais dias de frio intenso, com precauções adicionais durante a noite e a madrugada, quando as temperaturas atingem seus níveis mais baixos. Para aqueles que dependem da agricultura, é importante acompanhar as atualizações meteorológicas e adotar medidas para proteger as plantações da geada.
Segundo o Simepar a onda de frio que atinge o Paraná é uma das mais intensas deste inverno, e a população deve estar atenta às mudanças climáticas previstas para os próximos dias.
Comentários estão fechados.