Pato Branco tem novas regras para destinação de resíduos

Com foco na sustentabilidade, a Prefeitura de Pato Branco estabeleceu novas diretrizes para a destinação de resíduos orgânicos e recicláveis. As mudanças foram anunciadas no dia 31 de janeiro e passaram a valer a partir de 3 de fevereiro.

Segundo o secretário municipal de Meio Ambiente, Vicente Lucio Michaliszyn, a nova regulamentação alinha as práticas do município às exigências legais, otimiza o uso de recursos públicos e reduz custos com multas, permitindo mais investimentos em projetos comunitários. Também, reforça a transparência e eficiência dos serviços, corrigindo irregularidades e aprimorando a gestão ambiental.

Guia de descarte dos resísuos

Resíduos coletados pelo município:

  • Orgânicos: restos de comida, como cascas de frutas e vegetais
  • Lixo sanitário: itens como papel higiênico, fralda e absorvente
  • Materiais recicláveis: materiais como garrafa PET, lata de alumínio e papelão

Resíduos NÃO COLETADOS pelo município – mas que podem ser enviados para a área de resíduos do município e que não podem ser colocados na coleta:

  • Galhadas, podas e folhas: Entrega nas terças e quintas-feiras, das 8h às 12h e das 13h30 às 16h. Deve-se levar para a área de resíduos do município, nos dias e horários indicados.
  • Lixo eletrônico: Entrega nas quartas-feiras, entre 8h às 12h e das 13h30 às 16h.
    Deve-se levar na Cooperativa de Trabalho dos Agentes Ambientais de Pato Branco (COTAAPB), localizada na BR-158, KM 522. Também, nos locais determinados pela Prefeitura durante as campanhas periódicas de recolhimento de lixo eletrônico.

Leia também

Resíduos que NÃO PODEM SER ENVIADOS para a área de resíduos do município:

  • Entulhos e restos de construção: materiais como tijolos e concreto. Para descartar, deve-se contratar uma empresa especializada para remoção.
  • Materiais volumosos: móveis,sofás e colchões. Para descartar, deve-se contratar uma empresa especializada para remoção.
  • Resíduos especiais: gerados por estabelecimentos de saúde, setor automotivo e indústrias. É de responsabilidade desses estabelecimentos gerenciar seus resíduos através de contratos específicos.

ATENÇÃO:
1) Descarte irresponsável de resíduos será, inicialmente, alvo de medidas educativas.
2) Posteriormente, os responsáveis serão punidos com rigor, conforme a legislação vigente.
3) Qualquer pessoa flagrada descartando lixo de forma irregular deve ser denunciada para que as providências cabíveis sejam tomadas.


Receba as nossas notícias pelo Whatsapp

você pode gostar também

Comentários estão fechados.