Com foco na sustentabilidade, a Prefeitura de Pato Branco estabeleceu novas diretrizes para a destinação de resíduos orgânicos e recicláveis. As mudanças foram anunciadas no dia 31 de janeiro e passaram a valer a partir de 3 de fevereiro.
Segundo o secretário municipal de Meio Ambiente, Vicente Lucio Michaliszyn, a nova regulamentação alinha as práticas do município às exigências legais, otimiza o uso de recursos públicos e reduz custos com multas, permitindo mais investimentos em projetos comunitários. Também, reforça a transparência e eficiência dos serviços, corrigindo irregularidades e aprimorando a gestão ambiental.
Guia de descarte dos resísuos
Resíduos coletados pelo município:
- Orgânicos: restos de comida, como cascas de frutas e vegetais
- Lixo sanitário: itens como papel higiênico, fralda e absorvente
- Materiais recicláveis: materiais como garrafa PET, lata de alumínio e papelão
Resíduos NÃO COLETADOS pelo município – mas que podem ser enviados para a área de resíduos do município e que não podem ser colocados na coleta:
- Galhadas, podas e folhas: Entrega nas terças e quintas-feiras, das 8h às 12h e das 13h30 às 16h. Deve-se levar para a área de resíduos do município, nos dias e horários indicados.
- Lixo eletrônico: Entrega nas quartas-feiras, entre 8h às 12h e das 13h30 às 16h.
Deve-se levar na Cooperativa de Trabalho dos Agentes Ambientais de Pato Branco (COTAAPB), localizada na BR-158, KM 522. Também, nos locais determinados pela Prefeitura durante as campanhas periódicas de recolhimento de lixo eletrônico.
Leia também
Resíduos que NÃO PODEM SER ENVIADOS para a área de resíduos do município:
- Entulhos e restos de construção: materiais como tijolos e concreto. Para descartar, deve-se contratar uma empresa especializada para remoção.
- Materiais volumosos: móveis,sofás e colchões. Para descartar, deve-se contratar uma empresa especializada para remoção.
- Resíduos especiais: gerados por estabelecimentos de saúde, setor automotivo e indústrias. É de responsabilidade desses estabelecimentos gerenciar seus resíduos através de contratos específicos.
ATENÇÃO:
1) Descarte irresponsável de resíduos será, inicialmente, alvo de medidas educativas.
2) Posteriormente, os responsáveis serão punidos com rigor, conforme a legislação vigente.
3) Qualquer pessoa flagrada descartando lixo de forma irregular deve ser denunciada para que as providências cabíveis sejam tomadas.
Receba as nossas notícias pelo Whatsapp
Comentários estão fechados.