Segundo o mais recente recenseamento demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) a proporção entre a população que não sabe ler e escrever caiu em 270 dos 399 municípios do Paraná entre 2010 e 2022. Os mesmos dados revelam, portanto, uma melhora em 68% das cidades, possibilitando que Paraná alcançasse a mínima histórica nesse indicador, saindo de 6,3% para 4,3% no período atual.
Pato Branco está entre os municípios que se destacaram na redução do analfabetismo. A cidade alcançou um índice inferior a 3%, mostrando um avanço significativo na área da educação. Este resultado coloca Pato Branco junto a outras 24 cidades do Paraná que conseguiram atingir esse patamar, destacando-se no cenário estadual na 14a posição.
Curitiba lidera o ranking estadual com o melhor índice de alfabetização, apresentando apenas 1,5% de residentes com 15 anos ou mais analfabetos. Este número coloca Curitiba como a segunda cidade mais bem classificada no Brasil entre aquelas com mais de 500 mil habitantes, ficando atrás apenas de Florianópolis, onde a taxa é de 1,4%. A redução na capital foi significativa, com uma queda de 10,6 pontos percentuais.
Quatro Pontes, na região Oeste, é a vice-líder com 1,6% de analfabetos, seguida por Maringá, no Noroeste, com 1,9%. Rio Negro, na região Sul, e Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, completam o top 5 dos municípios com melhores índices no Estado, ambas com uma proporção de 2,2% de analfabetos entre a população.
Coronel Vivida
Já Coronel Vivida foi o município que mais avançou, quando se analisa a evolução desde 2010, com uma redução considerável de 13 pontos percentuais, diminuindo a taxa de analfabetismo de 17,5% para 4,5%. Também registraram grandes avanços os municípios de Quatro Pontes (de 13,8% para 1,6%), Itapejara d’Oeste (de 17,4% para 5,3%), Rio Negro (de 14,1% para 2,2%) e Londrina (de 14,7% para 2,8%).
O Paraná apresenta um índice de analfabetismo inferior à média nacional, que é de 7%, conforme o levantamento recente – uma redução de 2,6 pontos percentuais em 12 anos. Atualmente, o estado ocupa a 6ª posição entre os estados brasileiros. Santa Catarina lidera o ranking nacional com 2,7% de analfabetos entre a população com 15 anos ou mais, seguida pelo Distrito Federal (2,8%) e São Paulo (3,1%). Com essa melhoria, a taxa de alfabetização do Paraná aumentou de 93,7% para 95,7%.
Comentários estão fechados.