Foi aprovado em primeira votação na Câmara Municipal de Pato Branco, na sessão ordinária de segunda-feira (19), o Projeto de Lei nº 66, de 2022, de autoria do vereador Eduardo Albani Dala Costa (MDB), que institui o dia do “Jovem Empreendedor Pato-branquense”, no município de Pato Branco.
De acordo com o documento, o dia do “Jovem Empreendedor Pato-branquense” será celebrado em 5 de outubro e “passa a integrar o Calendário Oficial de Datas e Eventos do Município de Pato Branco”.
Com a aprovação da lei, que ainda passará em plenário para a segunda votação, “a Administração Pública Municipal fica autorizada a celebrar convênios, parcerias e outros instrumentos de cooperação para a promoção e divulgação de ações de empreendedorismo jovem no município de Pato Branco”.
Também, “fica o Poder Executivo autorizado a baixar normas regulamentares ao fiel cumprimento da presente Lei. A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico fica autorizada a dispor de dotação orçamentária, a fim de apoiar e divulgar a data comemorativa em parceria com entidades do município, vinculadas ao âmbito do empreendedorismo”.
Participação do jovem
Segundo o parlamentar, a “participação do jovem no mercado de trabalho, bem como na atividade empreendedora é crescente em nosso país. Juntamente com essa participação, trazem novos desafios e oportunidades para serem exploradas nos negócios. Esta participação jovem, aumenta mais a cada, contribuindo para o crescimento de nosso município e toda a região, assim ocupando uma parcela grande de nossa cadeia produtiva”.
De acordo com o vereador Eduardo, o “jovem empreendedor, com sua ousadia, vontade de arriscar e crescer, é uma figura cada vez mais comum frente as empresas. Com seu olhar inovador e com alto poder transformador no mercado de trabalho atual, serve de ferramenta valiosa do empreendedorismo”.
Incentivo
O objetivo da proposição, argumentou o parlamentar, “é incentivar os jovens empreendedores para que eles possam se sentir cada vez mais motivados a buscar realizar seus sonhos. Assim, contribuindo para o desenvolvimento de nosso país. Desta forma, visando valorizar o jovem empreendedor em nosso município é que propõe-se o dia do ‘Jovem Empreendedor Pato-branquense’, servindo de estímulo para que cada vez mais jovens venham a se somar ao empreendedorismo”.
Meio Ambiente
Na sessão de segunda-feira (19), também era esperada, na participação de convidados, a presença da médica veterinária da Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Pato Branco, Claudia Regina Vieira Rocha.
Ela foi convidada a participar da sessão pelos vereadores Thania Maria Caminski Gehlen (PP) e Eduardo Albani Dala Costa (MDB), através do Requerimento nº 734, de 2022. Porém comunicou a Casa de Leis, pouco antes da sessão, que não poderia comparecer. Segundo o Legislativo, sua participação será reagendada.
O objetivo do convite é que a médica veterinária fale sobre as demandas do Disque Denúncia 156, do município de Pato Branco, que é um canal da Secretaria Municipal de Meio Ambiente onde a população deve denunciar situações de abandono ou maus tratos aos animais. Através do Disque 156 os acionamentos ficam registrados e a Secretaria tem como dar um retorno aos denunciantes.