Pato Branco vai sediar o Agrahackathon 2023

Maratona da Tecnologia – Cidade será uma das quatro sedes do maior evento de tecnologia em ciências agrárias do Brasil

 

Pato Branco vai sediar o Agrohackathon 2023, o maior evento de tecnologia em ciências agrárias do país, que reunirá estudantes e profissionais em busca de soluções inovadoras para o agronegócio. Com o tema Monitoramento da Propriedade Rural, tem por objetivo promover o desenvolvimento de projetos tecnológicos voltados aos produtores rurais e à cadeia de produção do agronegócio. O Agrohackathon acontecerá em encontros simultâneos em quatro cidades do Paraná: Pato Branco, Curitiba, Assis Chateaubriand e Ibiporã, nos dias 2 e 3 de setembro. Os vencedores regionais (1º e 2º colocados) se classificam para a etapa final do evento, que acontecerá em Curitiba, no dia 22 de setembro. Em Pato Branco, o Agrohackathon vai ser realizado no campus da Universidade Tecnológica do Paraná (UTFPR), na Via do Conhecimento, Km 1.

Os competidores formarão equipes multidisciplinares, envolvendo estudantes de graduação e pós-graduação, alunos de escolas agrícolas, e profissionais do mercado. Interessados em participar têm até 20 de agosto para se inscrever, por meio do portal www.agrohackathon.com.br. Os participantes concorrerão a premiações, incluindo aparelhos de celular e notebooks, e os projetos vencedores terão acompanhamento e suporte para incubação. “O evento incentiva os futuros e atuais profissionais a se preparar para identificar problemas e desenvolver ideias, criando soluções que geram valor ao seu setor de trabalho e à sociedade”, afirma o professor Gilson Martins, do Centro de Economia Aplicada, Cooperação e Inovação (CEA) da Universidade Federal do Paraná (UFPR). “A expectativa é que todos sejam guiados por esse espírito de inovação, encontrando soluções arrojadas, ao mesmo tempo em que vivenciam uma experiência transformadora de construção coletiva”, enfatiza.

UTFPR – “Pato Branco é uma cidade que tem suas práticas de inovação consolidadas e está de braços abertos para receber estudantes e profissionais que participarão do Agrohackathon 2023”, afirma a professora Norma Brambilla, do Departamento de Administração da Universidade Tecnológica do Paraná (UTFPR), campus Pato Branco, responsável pelo Programa de Empreendedorismo e Inovação (PROEM) da instituição.

Referência – O Paraná lidera o Ranking Cidades Inovadoras e Sustentáveis de 2023, de acordo com a consultoria Bright Cities. Contando com uma rede integrada de instituições educacionais e de fomento ao empreendedorismo, Pato Branco é uma referência nacional em desenvolvimento de soluções tecnológicas. “A região Sudoeste é reconhecida pelo Ministério da Agricultura e Pecuária como um polo regional de inovação no agronegócio. A realização do Agrohackathon em Pato Branco impulsiona o processo de conversão e transformação de ideias em oportunidades para estudantes e profissionais”, explica o professor Dalmarino Setti, diretor de Relações Empresariais e Comunitárias da UTFPR e vice-presidente do Sistema Regional de Inovação do Sudoeste do Paraná.

Inovação – Para o fundador e CEO da Softfocus, Alessandro Graczyk Moraes, promover a inovação no agronegócio através de iniciativas como o Agrohackathon 2023, consolida a posição de Pato Branco como um pólo tecnológico. “Ao unir as universidades federais do Paraná, instituições representativas do agronegócio no Brasil e empresas, estamos criando uma poderosa rede de conhecimento com o potencial de transformar as ideias geradas no Agrohackathon em negócios reais”, afirma. “Estamos entusiasmados em fazer parte deste projeto que impulsiona a carreira de estudantes e profissionais, ao mesmo tempo em que traz benefícios diretos para a cadeia de produção do agronegócio, por meio da adoção de novas tecnologias, trazendo inovação e desenvolvimento para o setor”, conclui.

Realizadores e apoiadores – Iniciativa do Centro de Economia Aplicada, Cooperação e Inovação (CEA) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), o evento é realizado de forma conjunta com o Sistema Faep/Senar-PR, Agrociência Cooperativa e Universidade Tecnológica do Paraná (UTFPR), e com o apoio institucional do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). Também conta com o apoio da Central Sicredi PR/SP/RJ, da seguradora BB Seguros, do Banco do Brasil, do Box Group Cibersegurança, da Softfocus, empresa com sede em Pato Branco, e da Agência de Cooperação Alemã (GIZ), por meio do Programa Euroclima +.

Saiba mais –

Inscrições para o Agrohackathon 2023 – Até o dia 20 de agosto, por meio do portal www.agrohackathon.com.br

Quando: Nos dias 2 e 3 de setembro em Pato Branco, Curitiba, Assis Chateaubriand e Ibiporã. Os vencedores regionais (1º e 2º colocados) se classificam para a etapa final do evento, que acontecerá em Curitiba, no dia 22 de setembro.

Local: Em Pato Branco, o Agrohackathon vai ser realizado no campus da Universidade Tecnológica do Paraná (UTFPR), na Via do Conhecimento, Km 1.

 

Assista ao vídeo institucional do Agrohackathon:

 

você pode gostar também

Comentários estão fechados.