No domingo (14), a equipe feminina do Pato Vôlei conquistou o Campeonato Paranaense Série B, ao vencer a ACEL Chopinzinho em Paranaguá pelo placar de 3 sets a 2.
Com o título, a equipe pato-branquense garantiu vaga para a primeira divisão do Estadual em 2023.
No último domingo (14) a equipe feminina do Pato Vôlei venceu o campeonato estadual adulto da Série B. A partida final foi disputada em Paranaguá contra o ACEL de Chopinzinho.
“É um orgulho para nosso município poder contribuir com o desempenho dessas atletas de alto rendimento que nos trazem resultados tão positivos” comemora o Secretário de Esporte e Lazer, Alexandre Zoche.
Pato Vôlei
A Associação Pato Vôlei foi fundada em 2013 e retomou suas atividades em 2018, após um período de interrupção por conta de questões documentais, explica o presidente André Corrêa Batista lembrando que em 2019, a entidade promovei amistoso com a Seleção Brasileira Masculina sub-19.
Contudo, André destaca que a recente conquista, projeta a entidade a nível de estado. “Quando conquistamos a vaga para disputar a principal categoria do voleibol do estado, elevamos o patamar da modalidade no município, e atrás disso surgem cobranças, que são naturais”, afirma ele falando em novo ponto de partida para o projeto.
André explica que a associação prioriza a participação de jogadoras de Pato Branco, assim foi na primeira fase da competição com oito jogadores residem, trabalham e treinam no município. Já para a segunda fase e finais, o elenco passou por alguns ajustes no elenco, mas sem perder a essência.
O presidente destaca que no elenco campeão se Série B estão empresárias, fisioterapeuta, arquiteta, que não são remuneradas e treinam de duas a três vezes por semana, devido aos horários.
Série Ouro
Mesmo o título e a vaga para a Série Ouro em 2023 sendo muito recente, André fala que será necessário um trabalho junto a associação “porque agora, como estamos na elite do voleibol as coisas mudam. Mas se mantem o foco de termo de 30 a 40% das meninas que residam na cidade, mesclando com outras atletas, que obviamente vamos ter que reforçar”, pontua o presidente, ao recordar que neste momento, as categorias de base não proporcionam a manutenção das equipes adultas.
Ele avalia ainda que além da quantidade e qualidade de jogos da Série Ouro, para 2023 a associação vai representar o município nos Jogos Abertos do Paraná (JAPs). Por tanto, valor a ser investido, também será maior do que os recursos atuais, assim, será necessário mais patrocinadores e formas de captação.
Melhores do campeonato
Líbero: Beatriz Warken – Pato Vôlei
Levantadora: Letícia Engler – Pato Vôlei
Oposta: Taís Herbert – Pato Vôlei
Ponteira: Laura Bieleski – Acel/Chopinzinho
Ponteira: Gabrielle de Souza – Nelp/Univôlei Paranaguá
Central: Marusa Parize – Associação Atlética de Londrina
Central: Marcia Nascimento – Acel/Chopinzinho
Jogadora mais valiosa (MVP): Mariana Blum – Pato Vôlei