O município de Pato Branco acaba de marcar sua presença no mapa tecnológico nacional. Na última sexta-feira, a cidade foi uma das contempladas no Prêmio ABDI e Anatel de Redes Privativas, recebendo o Troféu de Conectividade em Redes Privativas. O prêmio, organizado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), reconhece as melhores aplicações de redes sem fio no Brasil.
Pato Branco foi premiada por sua Solução Inovadora, um sistema de Smart City que inclui câmeras de reconhecimento facial para segurança pública e Wi-Fi público, ambos alimentados por tecnologia 5G. Marcos Colla, o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação e de Desenvolvimento Econômico da cidade, representou o município na cerimônia de premiação.
“Este é um momento histórico para Pato Branco,” afirmou Colla. “O projeto utiliza luminárias 5G para reconhecimento facial, aprimorando a segurança pública e alinhando a cidade com o conceito de cidades inteligentes e sustentáveis. Além disso, a população já está aproveitando a internet Wi-Fi gratuita na área central, com planos de expansão para outras áreas.”
O projeto é uma parceria entre a Prefeitura de Pato Branco, a empresa israelense Juganu, que fabrica luminárias inteligentes com conectividade 5G, a multinacional americana Qualcomm e a Claro S.A.
Este prêmio valida as redes privativas como um elemento-chave para diversos setores, desde o industrial ao agropecuário, passando por óleo e gás e outros usos privados, destacando o papel de Pato Branco como um pilar no desenvolvimento tecnológico nacional.
Comentários estão fechados.