A eleição da nova diretoria aconteceu na última sexta-feira (11), na sede da Amsop, em Francisco Beltrão – Foto: Assessoria
A Associação das Câmaras Municipais do Sudoeste do Paraná (Acamsop) elegeu, na tarde de sexta-feira (11), a diretoria para o ano de 2022. O presidente do Poder Legislativo de Pato Branco, Claudemir Zanco (PL) representou a Casa de Leis na reunião, que ocorreu no auditório da Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná (Amsop), em Francisco Beltrão, e contou com a presença de vereadores representantes das 15 Câmaras Municipais filiadas à instituição. Depois de um período fora da entidade, neste ano Pato Branco voltou a filiar-se a Acamsop.
A nova diretoria aprovada pelos integrantes ficou composta por Cláudio Alain do Carmos (Santo Antônio do Sudoeste), como presidente; Claudemir Zanco (Pato Branco), como vice-presidente; Irio Barbieri (Ampére), como primeiro-secretário; João Carlos Bertelli (Coronel Vivida), como segundo-secretário; Quintino Girardi (Francisco Beltrão), como primeiro-tesoureiro; e Fernando Mantuvamni (Itapejara D’Oeste), como segundo-tesoureiro.
O vereador Claudemir Zanco (PL) afirmou que sua indicação para a diretoria é uma oportunidade de integrar as regiões do Sudoeste. “Recebi, ainda na tarde de sexta-feira, o convite para ser vice-presidente e aceitei, por acreditar no potencial e no protagonismo político da entidade. O principal intuito é o fortalecimento da Acamsop e, principalmente, esta união da região de Pato Branco com a região de Francisco Beltrão, o que propicia uma grande integração do nosso sudoeste”.
Atuação
O Diário do Sudoeste conversou com o vereador Marcus Vinícius Braz Santos, de Itapejara D’Oeste, que atuou como presidente da Acamsop na gestão passada e que na última sexta-feira (11) entregou o cargo para o vereador Cláudio Alain do Carmos, de Santo Antônio do Sudoeste.
Marcus falou, entre coisas, sobre a sua gestão a frente da entidade e a importância da Acamsop para o desenvolvimento do Sudoeste.
Ele avaliou como positiva sua gestão, com várias pautas realizadas durante o ano pandêmico onde não puderam se reunir presencialmente, mas conseguiram atingir os objetivos.
Marcus contou que nessa gestão foi a primeira vez que esteve à frente da entidade, da mesma forma que foi a primeira vez que se candidatou a um cargo público.
O ex-presidente da Acamsop destacou que apesar da pandemia foram realizadas várias ações que culminaram com o desenvolvimento do Sudoeste, como a audiência pública sobre a Estrada do Colono, BR 163, reabertura das fronteiras com a Argentina e a recuperação da PR 182. “Além de encontros com a participação de mais de 240 vereadores na cidade do Verê”, ressaltou.
Desenvolvimento regional
Questionado sobre o papel da entidade no desenvolvimento regional, Marcus destacou que o principal seria congregar as Câmara Municipais do Sudoeste, “fortalecendo o Legislativo através da prática eficiente de suas funções constitucionais, lutando pelo alargamento da autonomia municipal e representar as Câmaras de forma institucional junto aos poderes do Município, Estado e União”.
Pato Branco
O retorno de Pato Branco à entidade, segundo Marcus, veio demonstrar que “a seriedade que estamos tendo a frente da Acamsop é a união que devemos ter pelo Sudoeste. O Poder Legislativo de Pato Branco é um dos mais organizados de nossa região, e esperamos que isso venha a somar a nossa agremiação. Nós, vereadores, temos que ter orgulho de representar nossa cidade e nossa população, e legislar de forma coerente aos anseios dos munícipes”.
Nova diretoria
Presidente: Cláudio Alain do Carmos (Santo Antônio do Sudoeste)
Vice-presidente: Claudemir Zanco (Pato Branco)
1º Secretário: Irio Barbieri (Ampére)
2º Secretário: João Carlos Bertellii (Coronel Vivida)
1º Tesoureiro: Quintino Girardi (Francisco Beltrão)
2º Tesoureiro: Fernando Mantuvamni (Itapejara D’Oeste)
Conselho fiscal
Ercio Marques Schappo (Capanema), Jenuino de Marchi (Bom Jesus do Sul) e José Favaretto (Salgado Filho). Suplentes: Diomeres Rizzo de Souza (Verê), Eduardo Liegel Martins (Santa Isabel do Oeste) e Paulo Sérgio da Silva (Pinhal de São Bento). (Fonte: Acamsop)