Agência do Trabalhador realiza ação para pessoas com deficiência

A Agência do Trabalhador de Pato Branco realizará nesta quarta-feira (21) o Dia D de inclusão das pessoas com deficiência no mercado de trabalho. A ação será realizada das 8h às 12h e das 13h às 17h, na própria Agência do Trabalhador, na Baixada Industrial.

A data foi escolhida particularmente em alusão ao Dia Nacional da Luta de Pessoas com Deficiência, celebrada no dia 21 de setembro. A data foi instituída através da Lei n° 11.133/2015, para conscientizar a população sobre o respeito necessário para com as pessoas com deficiência.

Serão 130 vagas disponibilizadas nesta ação, entre os cargos de analista de suporte técnico, atendente de lojas, auxiliar de linha de produção, auxiliar técnico de máquinas agrícolas, trabalhador de avicultura de postura, produção e reprodutor.

De acordo com diretor da Agência do Trabalhador, Fabrício Preis de Mello, as atividades disponíveis serão destinadas para pessoas com deficiência física, visual, auditiva, mental e múltipla.

“A pessoa com deficiência é a que possui limitação ou incapacidade para o desempenho de atividades e requer atenção integral que compreende ações de promoção, prevenção, assistência, reabilitação e manutenção da saúde”, afirma Fabrício.

O diretor destaca que durante o dia só serão atendidas as pessoas com deficiência e os reabilitados do INSS, sendo que os demais serviços da Agência do Trabalhador só estarão disponíveis no dia seguinte.

Ainda na quarta-feira (21), as pessoas com deficiência que buscam trabalho participarão de palestras e também de um coffee break antes de iniciar as rodadas de entrevista. Dúvidas podem ser sanadas através do telefone (46) 3272-1450.

Luta por acessibilidade

De acordo com matéria publicada pela Agência Senado em setembro de 2021, a luta por acessibilidade, emprego, educação e respeito às diferenças são diárias para pessoas com deficiência.

A matéria ainda aponta que, segundo o IBGE, 34% da população possui algum impedimento e a data utilizada para conscientização foi fruto de uma ação do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, evidenciando ainda que o dia foi escolhido pela proximidade com a primavera e o dia da árvore, representando o nascimento das reivindicações de cidadania e igualdade de condições.

Com 45 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência no Brasil, a Agência Senado destacou a importância de olhar especialmente para as políticas públicas de inclusão, principalmente aquelas que tem como objetivo aumentar o acesso dessas pessoas ao mercado de trabalho.

Lei de Cotas

Há três décadas assegurando o aumento da inclusão no mercado de trabalho brasileiro, a Agência Brasil, em matéria publicada em abril de 2022, aponta que a Lei de Cotas oferece oportunidades para pessoas com deficiência, no entanto, está longe de ser cumprida com totalidade.

De acordo com a matéria, em grandes centros comerciais as empresas com mais de 100 funcionários são obrigados a destinar vagas para pessoas com deficiência, porém, os municípios menores contam com chances mais reduzidas, porque os negócios pequenos não contam com obrigatoriedade de reservar essas vagas.

Segundo os dados compartilhados pela Agência Brasil, há cerca de 372 mil profissionais com deficiências empregadas na administração pública, em empresas públicas e sociedades de economia mista e nas empresas privadas, representando apenas 53% de ocupação das vagas reservadas.

você pode gostar também
Deixe uma resposta