Alegria em dose dupla

Na tarde de ontem, as gêmeas Jhulia e Shofia receberam a primeira dose do imunizante da Pfizer para crianças

O segundo dia de vacinação para a população de 5 a 11 anos foi direcionado aos pré-adolescentes, que nessa quinta-feira (20), procuraram junto de pais ou responsáveis, a sala de vacina central e o Centro de Convivência do Largo da Liberdade.

No caso do Largo da Liberdade por volta das 15h, a procura para a imunização de crianças com 11 anos completos era baixa, mas não significa que aqueles que buscaram a primeira dose ontem não estivessem cientes da importância da vacinação.

Em um misto de ansiedade e animação as gêmeas, Jhulia e Shofia Gallina Guedes, foram acompanhadas da mãe Vani Terezinha Gallina para aquele que até o momento foi o principal compromisso do ano.

“Quando passou no jornal, ficamos muito felizes. Ficamos perguntando para a mãe e pesquisando na internet quando ia ter em Pato [Branco]”, diz Jhulia, ao ouvir a irmão Shofia completar, “achamos primeiro que era ontem [quarta-feira], mas não era”.

Além da aparência física, as irmãs compartilham o sentimento de alegria por terem recebido a primeira dose do imunizante da Pfizer. “Eu recebi foto de uma amiga que também se vacinou hoje, também estou feliz porque vim me vacinar”, comenta Jhulia, que novamente ouviu da irmã, “não doeu nada.”

Covid

As irmãs não contraíram o vírus da covid-19, mas, sabem direitinho os cuidados que são necessários em caso, uma vez que em dezembro de 2020, a mãe se contaminou e “ficou trancada no quarto”, como elas fazem questão de relatar, seguido de “sempre que íamos levar o almoço ele colocava a máscara, usava sempre o mesmo garfo e facas, e colocávamos no quarto”, narra Jhulia.

Shofia por sua vez lembra que as irmãs são bastante apegadas a mãe, “então foi difícil ficar muito tempo sem abraçar ela.”

Ao escutar a declaração das filhas, Vani, como mãe fala que a sua preocupação quando contraiu a covid-19 era de que as meninas também contraíssem a doença.

Com relação a ver as filhas mais novas vacinadas, Vani fala em alívio. “É uma alegria imensa. Sabendo agora que já começam a ser imunizados, que se daqui em diante, se pegar, vai ser um pouco mais fraco, é um alívio imenso.”

Vani também comenta que o início da vacinação e, portanto, da imunização em vias do início da volta às aulas, também a deixa mais tranquila.

Reforço

Para esta sexta-feira (21), a coordenação do Programa Municipal de Imunização organizou a aplicação das doses de reforço para a população acima de 18 anos, que completou o esquema vacinal há quatro meses até 19 de setembro de 2021.

A aplicação das terceiras doses estão previstas para a sala de vacina central e no drive thru no Parque de Exposições, das 8h, às 16h. Também estarão sendo aplicadas doses nas Unidades de Saúde dos Bairros (UBS) das 8h às 11h.

Ainda de acordo com a coordenação do programa, serão aplicadas dose adicional para imunossuprimidos que tomaram a segunda dose há 28 dias; de reforço para imunossuprimidos que tomaram a dose adicional há quatro meses; e de reforço para gestantes e puérperas que tomaram a segunda dose há cinco meses.

Em todos os casos, é necessária a apresentação da carteira de vacinação, documento pessoal. A solicitação é de que os documentos estejam em mãos, para garantira agilidade no atendimento.

você pode gostar também
Deixe uma resposta