Arias recebe Moção de Aplauso do Legislativo de Pato Branco

Na sessão ordinária da segunda-feira (17), a Associação dos Revendedores de Insumos Agrícola do Sudoeste do Paraná (Arias), recebeu a Moção de Aplauso concedida pela Câmara Municipal de Pato Branco. O reconhecimento do Legislativo de Pato Branco foi entregue a Sidney Ziger, presidente da Arias.
A proposição foi do vereador Dirceu Luiz Boaretto e recebeu endosso de todos os membros da Casa, levando em conta o trabalho realização em prol do meio ambiente e da educação ambiental de alunos de Pato Branco e de todos os 42 municípios do Sudoeste.
Durante a entrega da Moção de Aplauso, Boaretto destacou que a criação da Arias “resolveu um problema sério do município e da região, a destinação incorreta [até então] das embalagens de agrotóxicos”.
O vereador recordou que antes da existência da Associação, boa parte dos produtores rurais enterravam ou queimavam os recipientes de defensivos agrícolas. Ainda havia a prática do armazenamento de forma errônea, o que em épocas de chuva resultava em embalagens poluindo os rios da região.
“Ao longo dos anos, os produtores também se mostram parceiros deste trabalho de conscientização e preservação do meio ambiente”, disse o vereador, lembrando que o processo de separação, tríplice lavagem e perfuração dos recipientes já é uma rotina nas propriedades rurais.


O presidente da Arias, Sidney Ziger, pontuou que a honraria recebida da Câmara de Pato Branco representa o “reconhecimento de um trabalho que nós estamos fazendo em busca da preservação do meio ambiente”.
Ele ainda lembrou que a Arias é referência local, mas também estadual e nacional em se tratando de recolhimento de embalagens. “Hoje temos aqui [no Sudoeste] 95% de retorno de todas as embalagens que são comercializadas, e com a certeza de que está sendo dada a destinação correta”.
A destinação a que Ziger se refere é a reciclagem dos recipientes que passam a ser aproveitados como corda de varal, casco e bateria, embalagens de lubrificante de óleo de motor, embora ainda, boa parte do plástico ao ser processado, volta a ser embalagem. “O recolhimento evita que as embalagens fiquem na propriedade do agricultor, sendo jogadas de cá para lá, indo parar em leitos de rio e na mata ciliar”.
Conforme Ziger, atualmente 79 empresas — 64 revendedores e 15 cooperativas — fazem parte do quadro de associados da Arias, o que totaliza 142 pontos de comercialização de insumos e defensivos agrícolas, que atualmente se aproximam de 800 toneladas de embalagens comercializas e, em sua maioria, devolvidas para a destinação correta e reciclagem.

Calendário de coleta
Como lembrando por Boaretto, a coleta das embalagens ocorre sempre nos meses de fevereiro em Pato Branco. Contudo, neste ano, por contaminação por covid-19 de trabalhadores de unidade de reciclagem, o calendário sofreu alteração e algumas comunidades que não tiveram o recolhimento no início do ano serão contempladas agora no mês de novembro.
Assim, os agricultores devem ficar atentos ao novo itinerário, uma vez que em São João Batista a coleta está marcada para o dia 21; Passo da Pedra, no dia 22; Sede Gavião, no dia 23 e São Caetano, no dia 24. Sempre das 8h30 às 12h e das 13h às 16h.
Também está programada a coleta em Nossa Senhora do Carmo, no dia 24, das 8h30 às 11h30.

Sobre a Arias
Fundada em dezembro de 2000, a Arias tem sua sede administrativa em Pato Branco, enquanto que a Central de Recebimento de Embalagens de Defensivos Agrícolas, está localizada em Francisco Beltrão.
A Associação é responsável pelo gerenciamento, juntamente com o Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (InpEV), da destinação correta das embalagens de defensivos agrícolas do Sudoeste do Paraná, atingindo a marca de retorno de 95% dos recipientes para o Sistema Campo Limpo na preservação ambiental, através da destinação para reciclagem ou incineração.
Com um calendário anual, todo o material adquirido em revendas ou cooperativas é recolhido, criando assim um sistema de logística reversar, e destinação adequada. No caso de Pato Branco, a coleta ocorre sempre nos meses de fevereiro.
Além do trabalho com as embalagens, a Arias desenvolve o Programa de Educação Ambiental (PEA) em 8 escolas municipais de Pato Branco e mais 6 de outros municipios. Por meio deste projeto, alunos do 4º e 5º anos recebem kits educacionais, onde também é proposto a conscientização e educação por meio da reciclagem, logística reversa e cuidados com o meio ambiente.
Todo esse trabalho social e ambiental e feito na escola, englobando os projetos de reflorestamento jardins nas escolas com doações de flores, arvores ornamentais, plantio de árvores frutíferas, e toda ação ambiental voltada na preservação e conscientização do meio ambiente. No ano de 2020/2021 na pandemia Covid-19, fizemos ações voltadas as entidades carentes do Município, essa ação contou com doações e arrecadação de alimentos nas empresas e foi doado às entidades em Pato Branco um total de = 1.300 KG. Essas ações são realizadas no mês de agosto. Temos também no dia 18 de agosto o Dia Nacional do Campo Limpo realizado em Francisco Beltrão abrindo as portas para receber a comunidade em torno, as empresas associadas, alunos de escola e acadêmicos de universidades, neste dia divulgamos os dados de recebimento, e o processo da logística reversa no recebimento até a destinação das embalagens de defensivos agrícola.

você pode gostar também
Deixe uma resposta