Bom Sucesso do Sul, Francisco Beltrão e Pato Branco compartilham experiências tecnológicas nas cidades

Webinar das Cidades Digitais do Sudoeste Paranaense reúne prefeitos, gestores, servidores públicos e especialistas na próxima terça

Assessoria

Com a pandemia acelerando a necessidade de modernização dos órgãos públicos, as Prefeituras estão intensificando o investimento em tecnologias que melhorem a prestação dos serviços à população. Na próxima terça-feira (1º), prefeitos, gestores e servidores municipais do Sudoeste Paranaense participam, às 10 horas, de encontro virtual para compartilhar ações de transformação digital.

Promovido pela Rede Cidade Digital (RCD), o Webinar das Cidades Digitais da região tem participação confirmada do prefeito de Bom Sucesso do Sul e presidente da Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná (Amsop), Nilson Feversani, e dos secretários de Planejamento, Tecnologia e Inovação de Francisco Beltrão, Alexandre Pecoits, e de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pato Branco, Giles Balbinotti, que trazem as experiências e soluções adotadas para uma gestão mais eficiente e conectada.

O prefeito Nilson Feversani frisa a importância do uso de tecnologia para atender, principalmente, a população de baixa renda. “Hoje tudo gira em torno de tecnologia. Para as pessoas mais carentes que tem essa tecnologia de graça agrega muito, principalmente durante a pandemia”, disse o prefeito ao comentar sobre o programa de Bom Sucesso do Sul que fornece internet gratuitamente na cidade.

Segundo a assessoria, a lei que instituiu o BSS Digital no município de pouco mais de 3.200 habitantes é de 2012 e ao longo dos últimos anos o projeto vem sendo aprimorado. Em 2017, durante o primeiro mandato do prefeito Nilson Feversani, a velocidade passou de 1MB para 3MB por residência e atende atualmente cerca de 600 pessoas.

Desde 2019, após alguns investimentos em equipamentos e uma maior distribuição de pontos, principalmente na área rural da cidade, a velocidade é de 5MB. Para receber o sinal, o morador precisa estar em dia com os tributos municipais. “Nesse momento é de suma importância, principalmente na Educação”, frisou o prefeito.

Programação

Participam também do encontro virtual da próxima terça especialistas em cidades inteligentes e a analista da Coordenação Geral de Transformação Digital, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), Karina Domingues Bressan Vidal.

Ela apresenta as ações do MCTI que visam auxiliar as Prefeituras na implantação de Cidades Inteligentes. “Tecnologia não é mais importante. É essencial na prestação dos serviços públicos e desenvolvimento das cidades. Os eventos da Rede Cidade Digital trazem informações e conhecimentos visando auxiliar a construção de políticas públicas que melhorem a qualidade de vida das pessoas”, ressalta o diretor da RCD, José Marinho.

As inscrições para o Webinar das Cidades Digitais do Sudoeste Paranaense são gratuitas para servidores públicos, representantes de entidades/universidades e devem ser feitas pelo http://sympla.com.br/rcd. O evento, apresentado pela jornalista Valdireni Alves, tem a parceria da S. Clara Comunicação, ClipEscola, Sigma, Furukawa, MV e Equiplano Sistemas.

você pode gostar também
Deixe uma resposta