Cerimônia solene no 3° BPM celebra patrono das polícias militar e civil do Brasil

Na manhã desta sexta-feira (19), o 3° Batalhão de Polícia Militar (BPM) foi palco de uma cerimônia solene em homenagem a Tiradentes, patrono das polícias militar e civil do Brasil. O evento contou com a presença de autoridades locais, familiares e membros das forças de segurança.

Um dos momentos marcantes da cerimônia foi o desfile dos alunos do ensino médio do 6° Colégio da Polícia Militar de Pato Branco. Com orgulho e emoção, os estudantes receberam boinas e luvas das mãos de e seus padrinhos e madrinhas. Ao todo, 46 novos alunos do ensino médio foram apresentados à comunidade pela primeira vez, trajando a farda azul, símbolo de honra e responsabilidade. Os jovens demonstraram, ao se colocarem em formação, o seu pertencimento a uma comunidade onde os valores de respeito, liderança e excelência são cultivados e incentivados diariamente.

Durante a cerimônia foi realizado o cântico do Hino Nacional e a continência a Joaquim José da Silva Xavier, patrono das polícias e mártir da independência do Brasil. Na solenidade também houve a leitura da “Ordem do Dia” elaborada pelo Exmo. Sr. Coronel Jefferson Silva, Comandante Geral da PMPR. “Devemos, cada dia mais nos lembrarmos, e mais do que isso, lembrarmos a todos, de que somos a muralha de proteção contra o mal, somos o corpo do Estado que não adormece, a mão amiga que socorre e a última esperança dos aflitos. Somos a Polícia Militar do Paraná.”

O Major Anderson Marcelo Figueredo, respondendo interinamente pelo Comando do 3º Batalhão de Polícia Militar, salientou a importância e representatividade do legado de Tiradentes na luta pela liberdade e pela democracia para a Polícia Militar. “Eu vejo que hoje a instituição que representa essa liberdade da população, o direito a se manifestar, é a Polícia Militar. Embora algumas pessoas possam confundir a condição do militar em tirar o direito das pessoas. Não! Nós garantimos que o cidadão tenha sua liberdade de expressão, e garantimos a democracia em todo o Brasil”, afirmou.

O Major Luiz Antônio Ferreira Júnior, Comandante do 6º Colégio da Polícia Militar de Pato Branco-PR, destacou o significado do ingresso dos novos alunos para a instituição. “Para nós é uma honra termos esses novos alunos que ingressam em nosso colégio. Porque nós temos certeza que o trabalho feito pelo colégio para esses alunos e para essa família, busca mostrar que existe qualidade no nosso Brasil. E mostrar para eles que nós precisamos buscar a qualidade, e onde não há qualidade nós precisamos mudar para fazer com que exista”, frisou o comandante do colégio militar.

Estiveram presentes na solenidade o Exmo. Sr. Deputado Estadual do Paraná Luiz Fernando Guerra Filho, o Coronel PM Gerson Mauricio Zocchi, Assessor da Secretaria de Planejamento do Paraná, o ex-Comandante do 3º BPM Tenente-Coronel Veterano Marino Ari Burille, o ex-Comandante do 3º BPM Tenente-Coronel Veterano Ivo Patrick Brandalize, o ex-Comandante do 2º SGBI Tenente-Coronel Veterano Carlos Alberto da Silva, o ex-Comandante do 3º BPM e Diretor do DEPATRAN Tenente-Coronel Veterano Robertinho da Luz Dolenga, o Tenente-Coronel QOS Major Marcos Roberto Zocchi, Oficial Dentista do 3º BPM, o Major Luiz Antônio Ferreira Júnior, Comandante do 6º Colégio da Polícia Militar de Pato Branco-PR, o Major Anderson Marcelo Figueredo, Respondendo pelo Comando do 3º Batalhão de Polícia Militar, o Major Alecsander Aparecido Dornelas, Comandante do 13º Grupamento de Bombeiros, o Capitão Anderson Carlos de Pauli, Comandante da 6ª Companhia de Polícia Rodoviária Estadual, o Capitão Allan de Souza Mori, Comandante da 2ª Companhia de Polícia Militar de Coronel Vivida, o Capitão Reginaldo Aredes da Silva, Subcomandante do 6º Colégio Da Polícia Militar, a Sra. Maria Gorete Girardi, Chefe da 5ª Ciretran, o Sr. Marcelo Oltramari, Chefe Regional de Educação, o Sr. Rodrigo José Correia, Vereador Municipal de Pato Branco e Representando a Câmara Municipal, o Sr. Altair Pinto de Lima, Conselheiro Tutelar, e demais oficiais, praças, amigos da PM e representantes da sociedade civil organizada.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.