Clínica Escola de Odontologia do Unidep oferece tratamento gratuito

O Centro Universitário de Pato Branco (Unidep) está oferecendo atendimento odontológico desde o início de abril, de forma gratuita, a toda a comunidade.

Entre os procedimentos ofertados ao público estão restauração, limpeza, raspagem, tratamento periodontal, clareamento, extração, exames radiológicos e, segundo a coordenadora do curso, Christiana Almeida Salvador Lima, no próximo semestre passarão a oferecer também colocação de prótese móvel e tratamento de canal.

Com isso, a comunidade passa a ter mais uma opção de tratamento gratuito de odontologia, com uso de tecnologia de ponta e equipamentos modernos, com infraestrutura digital.

Supervisão

Os procedimentos são realizados pelos estudantes do 5º período do curso, sempre com supervisão dos professores. Segundo a coordenadora, são estudantes que já passaram pela aprendizagem laboratorial, chamada também de pré-clínica, e estão aptos para realizar tudo o que é oferecido.

“Todo o aluno de odontologia precisa estar ancorado nessas atividades práticas para se formar, e todo o atendimento realizado por eles precisa, obrigatoriamente, de professores ligados à instituição os supervisionando”, diz. Ela também comenta que os alunos futuramente prestarão atendimento no SUS e que as diretrizes passadas durante essa experiência na Clínica Escola ajudam a entender melhor como funciona o atendimento gratuito.

Nesse primeiro momento, a clínica tem agenda aberta para 50 pacientes por semana, mas, conforme Christiana, esse número irá aumentar nos próximos semestres. “Agora eles estão aprendendo e atendem mais devagar, mas nos próximos meses conseguiremos atender mais pessoas”.

Entendendo a realidade local

A coordenadora destaca que realizar atendimentos gratuitos faz diferença no aprendizado dos estudantes, que passam a ter mais empatia e aprendem a olhar o paciente e sua realidade com mais carinho. “É fácil atender um paciente que chega com poucos problemas no consultório, mas é muito difícil atender aqueles que não tem o habito de higiene, que já vem de história de mal atendimento. Isso faz com que o aluno aumente as habilidades pessoais, entenda quais as dificuldades da comunidade e perceba a necessidade de que, mesmo após formado, é importante fazer trabalho voluntário. ”

Agendamento

Para ser atendido, é preciso agendar previamente através do telefone (46) 99132-4910. Esse número também é possível ter atendimento pelo WhatsApp. Também pelo telefone 46 3220-3036.

O paciente precisa ter acima de 16 anos, pois os alunos ainda não estão devidamente preparados para atender crianças. Segundo Christina, o atendimento infantil deverá iniciar apenas no final de 2022.

A Clínica Escola do Curso de Odontologia está localizada dentro do Câmpus do Unidep, na rua Benjamin Borges dos Santos, 1100, Fraron.

A docente enfatiza que todos os protocolos para conter a disseminação da covid-19 e evitar a transmissão durante o atendimento estão sendo seguidos. O paciente é orientado a comparecer sozinho na consulta, usar álcool em gel, tem a febre aferida antes de entrar no local e, caso compareça utilizando bolsa, precisará guardá-la em saco plástico para evitar contato com as superfícies.

você pode gostar também
1 comentário
  1. Silvera Diz

    Oi eu queria participar se escolhida para que vcs possam fazem os procedimentos estéticos ,meus dentes estão bem feios

Deixe uma resposta