Clínica-escola oferece programa de reabilitação a pacientes com sequelas da covid-19

Aline Vezoli*

A Clínica-escola de fisioterapia da Unidep está realizando, desde o início do ano, atendimento para reabilitação em pacientes que foram acometidos pela covid-19 e passaram a conviver com alguma sequela deixada pelo vírus.

O programa de reabilitação a esses pacientes passou a acontecer a partir de um convênio do centro universitário com a Secretaria de Saúde do Município. A clínica recebe o contato de pacientes que estão sendo monitorados após o período de infecção pela covid-19.

A professora e supervisora do estágio Beatriz Zanon Harnisch Radaelli comenta que a maioria dos pacientes que precisam desses atendimentos são pessoas acometidas pela forma moderada ou grave da doença, que agora relatam sentir muito cansaço, falta de ar, dores e dificuldade em realizar tarefas diárias. “A Secretaria de Saúde faz o monitoramento e nos encaminha uma lista de pacientes que apresentam algum tipo de sequela, então entramos em contato e nos colocamos a disposição para ajudá-los”.

Atendimento supervisionado

Os interessados em receber atendimento são avaliados de forma individualizada pelos alunos do quarto e quinto ano do curso, que estão em fase de estágio, e supervisionados pelos professores elaboram um plano para tratar o paciente, com o objetivo de melhorar a função pulmonar, cardiovascular e musculo esquelética, seguindo protocolos de reabilitação.

Beatriz conta que 40 pacientes foram encaminhados pela Secretaria de Saúde para tratamento pós covid-19, e a clínica também disponibiliza atendimento para pessoas sem encaminhamento do Sistema Único de Saúde (SUS), que passaram a sentir alguma dificuldade em realizar tarefas do cotidiano.

“Não é realizado análise socioeconômica, somente avaliamos os sintomas que o paciente apresenta. Atendemos qualquer pessoa que necessite e apresente sequelas após ser acometida pelo vírus”, comenta a professora.

Vagas

A professora afirma que a agenda já está cheia, mas ainda há vagas para receber o tratamento, que deve continuar a ser ofertado enquanto houver a necessidade. “Os alunos têm outras demandas de atendimento, mas enquanto for necessário, estaremos atendendo esses pacientes para ajudá-los na reabilitação”.

Beatriz ainda ressalta a importância de oferecer atendimentos como este de forma gratuita, principalmente para as pessoas que não tem condições socioeconômicas de buscar auxilio em clinicas privadas, “os benefícios são inúmeros, atendemos esses pacientes de forma integral e gratuita, até que eles não apresentem mais sintomas e estejam aptos a retomar as atividades do cotidiano. Estamos seguindo todos os protocolos recomendados pelos órgãos competentes e nos sentimos realizados em contribuir com a nossa comunidade mais uma vez”, conclui.

Como agendar atendimento

O atendimento na Clínica-escola para pacientes com sequelas do covid-19 está acontecendo de segunda a sexta-feira, das 13h30 às 17h. Os interessados em agendar avaliação devem entrar em contato através do telefone (46) 3220-3054. Não é necessário encaminhamento médico para ser atendido.

Com supervisão de Marcilei Rossi*

você pode gostar também
Deixe uma resposta