Com eliminação do Estadual, Azuriz passa a focar nas categorias de base em 2023

“Não perdemos a classificação na última rodada”, a declaração é tanto do vice-presidente e gerente de futebol do Azuriz, Robson Ramos, como do agora ex-treinador Tcheco.

Um dia após a eliminação do Campeonato Paranaense 2023, tanto o dirigente como o ex-treinador, uma vez que nessa segunda-feira (27), Tcheco e sua comissão técnica foram desligados do Azuriz, conversaram com o Diário do Sudoeste para avaliar a participação no Estadual.

Enquanto Tcheco destaca que alguns contextos devem ser avaliados no que diz respeito, a saída de certa forma precoce do time da competição, e com isso, afirmando que “a primeira parte da tabela [de jogos] foi muito ingrata conosco. De seis jogos, quatro foram fora de casa e contra as principais equipes do Estado, e isso, quando o resultado não vem traz uma pressão um pouco grande para o nível de atletas que tínhamos, ainda lutando pela zona de rebaixamento”.

Robson por sua vez, reconhece que a grande quantidade de jogos fora na primeira fase foram difíceis e atrapalharam o planejamento, contudo, declarou que, “nossa desclassificação passa muito nos resultados em casa [na segunda fase]. E falando hoje, o jogo do São Joseense que empatamos, se tivéssemos ganho, teríamos classificado e se tivéssemos ganho do Cascavel, teríamos classificados em quinto”, disse ele resumindo, e sem colocar culpa em ninguém, “é [preciso] pensar mais em vencer os jogos em casa, os confrontos direto, e não dar desculpa na tabela, nós conhecíamos a tabela.”

Tcheco e Robson também concordaram que mesmo com a desclassificação do Estadual, o Azuriz permanecer na principal divisão do futebol paranaense é algo importante. “Tínhamos uma perspectiva de classificação no começo do campeonato, que não atingimos, porém, mantivemos o time na primeira divisão”, comentou o ex-treinador credito de que o clube aprendeu algumas lições também para o próximo ano não acontecer de novo e diante de tudo o que aconteceu, não fico satisfeito, mas dos males o menor, porque acabamos ficando na nona posição e deixando um projeto para o ano que vem, para o clube tocar em frente.

Por sua vez, o dirigente lembrou que mesmo sem classificar para a próxima fase do Estadual, o Azuriz já alcançou um feito, ser a primeira equipe do Sudoeste que garantiu a permanência por quatro temporadas seguidas no Campeonato Paranaense, na primeira divisão.

Amadurecimento

“Tenho certeza que o Azuriz será um clube forte no Estado”, afirmou Tcheco ao pontuar que mesmo sendo um clube dito “novo”, em 2023 teve sua “terceira participação na primeira divisão, teve o gosto de dois anos atrás conquista a vaga da Série D, na Copa do Brasil, que deu uma projeção e um gosto de quero mais.”

Ele também enalteceu as condições ofertadas pelo clube como centro de treinamentos, forma de conduzir o projeto e o envolvimento coletivo. “O clube tem um bom CT, a isso também tem uma cidade que respira o esporte que é Pato Branco, acho que as coisas vão se desenvolver cada ano melhor ainda.”

Calendário 2023

Com o encerramento do calendário profissional de 2023, além do desligamento da comissão técnica, o Azuriz confirmou a renovação de contrato com 11 jogadores, que para não ficarem parados ao longo do ano, deverão ser emprestados a outras equipes que estarão em atividade.

Contudo, a equipe reconhece que isso pode dificultar até mesmo algumas ações de formação do elenco para a próxima temporada, pensando que alguns desses jogadores poderão estar atuando em equipes de série A ou B, e podem receber novas propostas, ao mesmo tempo em que o clube entende que algumas mudanças no planejamento devem ser feitas para 2024, o que pode resultar na formação do plantel e treinamentos um pouco antes do que aconteceu para a atual temporada.

Robson afirma que é muito precoce pensar em formação de comissão para a próxima temporada, entretanto ela afirma que o clube entende a necessidade de buscar novas parcerias para 2024, para assim ter um investimento maior no elenco profissional “para que possamos contratar melhor, e que possamos novamente buscar almejar estar entre os quatro e com isso, buscar o calendário nacional. Nosso objetivo principal é buscar o calendário nacional.”

você pode gostar também

Comentários estão fechados.