Contorno noroeste de Pato Branco é oficialmente entregue

Marcilei Rossi e AEN

YouTube video

O sudoeste do Paraná tem uma nova alternativa logística para o escoamento da safra com a finalização da primeira parte do contorno noroeste de Pato Branco. Ligando a BR-158 à PR-493, o trecho de 5,28 quilômetros, e que teve investimento de R$ 30 mi dos cofres do Estado, tira o tráfego pesado do perímetro urbano da cidade, equacionando os problemas de circulação, foi inaugurada na tarde dessa quinta-feira (9) pelo governador Ratinho Junior.

Já a segunda etapa do contorno, com 13,3 quilômetros, que deve ligar a PR-493 à PR-280, nas proximidades da ponte do rio Caçadorzinho em Vitorino, está em fase de elaboração de projeto pela Secretaria de Estado da Infraestrutura e Logística.

“Essa obra vai ajudar muito em toda a infraestrutura do Sudoeste. Integra um pacote robusto de ações para Pato Branco, uma cidade que vem crescendo muito e precisa da atenção do Governo do Estado”, afirmou Ratinho Junior. “O contorno já é um planejamento pensando nessa expansão que Pato Branco vem tendo ao longo dos últimos anos, e vai continuar. A ideia é que ele possa atender a essa demanda logística da cidade, já que muitas indústrias, novas casas [são indutores] de expansão e a cidade precisa ser repensada sempre.” 

A nova conexão, explicou o governador, facilita ainda o trânsito comercial com a PR-280, que nas palavras do governador é prioridade. “Assim que conseguirmos reestruturar a PR-280, vamos abrir espaço para novos investimentos. Claro que a continuidade do contorno, está nos nossos planos, conforme os projetos forem saindo”, destacou Ratinho Junior.

Chefe da Casa Civil, Guto Silva explicou que a obra é parte fundamental do plano diretor municipal porque Pato Branco não consegue mais crescer no sentido de Vitorino e Mariópolis.

“Pato Branco projeta um novo ciclo de desenvolvimento com esse investimento. Era um divisor natural da cidade, que deixava um lado do município manco, sem se desenvolver. Sem contar o gargalo urbano que representava, muitas vezes com o motorista perdendo de 30 a 40 minutos para passar. Esse contorno é a redenção”, afirmou.

“Essa obra custeada pelo Governo do Estado é um sonho que sai do papel para ajudar o município a fortalecer as suas vocações”, completou Silva.

Viaduto da BR-158 – Foto: AEN

Obra

O contorno interliga a BR-158 (ligação com Coronel Vivida, a sete quilômetros do primeiro viaduto urbano de Pato Branco) à PR-493 (sentido Itapejara D’ Oeste).

A etapa inaugura compreende um viaduto na BR-158; um trecho de 5,2 quilômetros em asfalto de 7,20 metros de largura com 3 metros de acostamento de cada lado, inclusive com terceira faixa; ponte sobre o rio Ligeiro e uma rotatória de 100 metros de diâmetro, na PR-493.

Ao longo do trecho foram feitas 17 desapropriações, cercas nas áreas de agricultura, bueiros, pontilhões, canais, sarjetas e valetas para drenagem (superficial e subterrânea) e escoamento adequado das águas da chuva, além de asfalto no acesso a vias laterais municipais.

“Isso é tratar com carinho uma região produtora que faz o Paraná crescer. São obras de ponta a ponta que vão transformar o Sudoeste”, ressaltou o secretário de Estado da Infraestrutura e Logística, Sandro Alex.

O projeto original tramita no Governo do Estado desde 2013 e a maior parte da obra foi executada entre 2019 e 2020. “É um dia histórico para Pato Branco. São soluções para a sociedade de Pato Branco que eram há muito tempo aguardadas, como o Contorno Noroeste”, comentou o prefeito da cidade, Robson Cantu.

Com relação a segunda etapa, a informação é de que a Secretaria de Infraestrutura e Logística deve licitar o projeto nos próximos meses. Esta fase conta com mais duas pontes, um viaduto e todas as licenças ambientais autorizadas.

No novo trajeto também haverá uma rotatória, do tipo elipse, proposta para organizar o tráfego próximo à estrada municipal Irineu Bertani, que é via de acesso ao Aeroporto Juvenal Loureiro Cardoso.

Desde que foi anunciado a primeira etapa, o contorno noroeste tem como finalidade a retirada do trânsito pesado do trecho urbano da BR-158. As primeiras tratativas envolviam a transferência de parte da atual rodovia federal, para o Município e assim a transformação em uma avenida. Contudo, esta possibilidade somente foi considerada com a conclusão das duas etapas do contorno.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.