Coopertradição: Com foco no agricultor, cooperativa é referência de crescimento nos seus quase 20 anos de história

A Coopertradição nasceu através do esforço conjunto de 25 produtores rurais com o objetivo de prosperarem juntos e compartilharem desafios e resultados, contribuindo para uma sociedade mais justa e feliz. Foi através de valores baseados na força do cooperativismo, que no dia 22 de janeiro de 2003 foi fundada a Cooperativa Agropecuária Tradição no município de Pato Branco, sudoeste do Paraná, que, desde então, vem colecionando inúmeros desafios, conquistas e um grande salto de desenvolvimento ao longo dos seus quase 20 anos.

Em 2021, a Coopertradição viu sua história ganhando mais um importante capítulo com a compra de um imóvel de 60 hectares, próximo ao contorno norte, no município de Pato Branco, onde será construído o seu complexo agroindustrial com aproximadamente 90.000m² de área construída, cujo empreendimento movimentará mais de 300 caminhões por dia e já tem previsão de faturamento acima de R$ 2 bilhões por ano. Tudo isso deve-se ao grande aumento de produtividade em sua região de atuação e para atender à alta demanda do mercado.

O presidente da Coopertradição, Julinho Tonus, comentou sobre as expectativas e a geração de empregos. “É um grande investimento e também um grande salto que a Coopertradição está dando, trazendo crescimento e desenvolvimento para nossa região. Tendo em vista os resultados da cooperativa, que, nos últimos três anos, foram muito positivos em virtude da indústria esmagadora de soja, a nossa meta é agregar mais valor ao produto, por meio da industrialização, e ainda favorecer a geração de empregos, como é o exemplo que temos de intercooperação com a Transcooper, oportunizando mais fretes aos seus cooperados”.

Com foco principal em prestar todo o suporte ao produtor rural, a Coopertradição busca sempre pela excelência, investindo em estruturas facilitadoras e estratégicas. Um exemplo disto é a nova unidade de recebimento de grãos de Honório Serpa, inaugurada no mês de março de 2022, e a construção do novo entreposto em Mariópolis, uma filial que será ponto de apoio para as filiais mais próximas e também derivará produtos para as indústrias.

Atualmente, além da matriz e da unidade de recebimento de grãos, estão localizadas em Pato Branco a Unidade de Beneficiamento de Sementes (UBS), o Tratamento de Sementes Industrial (TSI), o Laboratório de Análise de Sementes (LAS), o Centro de Distribuição de Agroquímicos (CDA) e o Centro de Distribuição de Sementes (CDS).

A cooperativa possui também outras dez unidades de recebimento de grãos no sudoeste do Paraná e oeste de Santa Catarina, uma indústria de óleo de soja, em Clevelândia, que passou a atuar com a produção de óleo degomado e farelo de soja em fevereiro de 2019, e um moinho de trigo, adquirido em novembro de 2018, que entrará em processo de reestruturação, onde será investido aproximadamente R$30 milhões na ampliação da armazenagem e na substituição de grande parte dos maquinários atuais por equipamentos modernos e de alta performance, da fabricante Bühler. Com isso, o moinho de trigo Coopertradição passará a ser o moinho com maior capacidade produtiva do sudoeste do Paraná.

você pode gostar também
Deixe uma resposta