Covid-19: Município divulga orientações sobre imunização de imunocomprometidos

O Ministério da saúde emitiu recentemente uma nota técnica com orientações sobre a vacinação contra a covid-19 em pessoas imunocomprometidas, (imunossuprimidos, com inclusão de gestantes, puérperas e adolescentes).

“Recebemos na sexta-feira, dia 11, a orientação das quatro doses para estes públicos. Já estávamos aplicando, mas até o momento não tínhamos a orientação de que gestantes, puérperas e adolescentes também deveriam aplicar este esquema”, explica Emanoeli Stein, coordenadora do setor de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde de Pato Branco.

Ela também explica que imunocomprometidos são pacientes cujos mecanismos normais de defesa contra infecção estão comprometidos. “Incluem-se nestes grupos pacientes em tratamento para câncer, HIV, pacientes em tratamento com drogas imunossupressoras”, cita.

A aplicação das doses adicional e de reforço serão aplicadas nas programações de reforço divulgadas pelo município. A nota técnica Ministério orienta que:

Pacientes imunocomprometidos acima de 18 anos, (não gestantes e não puérperas):

– Que receberam a primeira dose da Coronavac, 25 dias depois recebem a segunda dose do mesmo imunizante. Oito semanas após a D2 recebem a dose adicional do mesmo imunizante, e quatro meses depois a dose de reforço com imunizante da Pfizer, ou da Astrazeneca ou Janssen;

– Que receberam a primeira dose da Astrazeneca/Oxford, 56 dias depois recebem a segunda dose do mesmo imunizante. Oito semanas após a D2 recebem a dose adicional do mesmo imunizante, e quatro meses depois a dose de reforço com imunizante da Pfizer, ou da Astrazeneca ou Janssen;

– Que receberam a primeira dose da Pfizer, 21 dias depois recebem a segunda dose do mesmo imunizante. Oito semanas após a D2 recebem a dose adicional do mesmo imunizante e quatro meses depois a dose de reforço com imunizante da Pfizer, Astrazeneca ou Janssen;

– Que receberam a dose única da Janssen fazem a dose adicional com dois meses de intervalo da dose única e 4 meses após, realizam o reforço com Pfizer, AstraZeneca ou Janssen.

Pacientes imunocomprometidos/imunossuprimidos gestantes e puérperas:

– Não há recomendação da aplicação de vacinas dos laboratórios Janssen ou Astrazeneca para esse público;

– Que receberam a primeira dose da Coronavac, 25 dias depois recebem a segunda dose do mesmo imunizante. Oito semanas após a D2 recebem a dose adicional do mesmo imunizante e quatro meses depois a dose de reforço com imunizante da Pfizer (preferencialmente) ou da Coronavac;

– Que receberam a primeira dose da Pfizer, 21 dias depois recebem a segunda dose do mesmo imunizante. Oito semanas após a D2 recebem a dose adicional do mesmo imunizante e quatro meses depois a dose de reforço com imunizante da Pfizer (preferencialmente) ou da Coronavac.

Pacientes imunocomprometidos/imunossuprimidos de 12 a 17 anos:

– Que receberam a primeira dose da Pfizer, 21 dias depois recebem a segunda dose do mesmo imunizante, oito semanas após a D2 recebem a dose adicional do mesmo imunizante e quatro meses depois a dose reforço com Pfizer.

você pode gostar também
Deixe uma resposta