Covid-19: Uso de máscara e esquema vacinal completo

Município estuda a volta da obrigatoriedade do uso de máscara em ambientes de saúde como forme de proteção a covid-19, ao mesmo tempo quer aumentar alcance vacinal

Uma nova variante da covid-19 vem causando preocupação nos órgãos de saúde. Já registrada no Brasil, a variante BQ.1 é uma das mais recentes, da sublinhagem de BA.5, da Ômicron, que carrega mutações em pontos importantes do vírus.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, a estrutura do vírus possibilita uma grande capacidade de modificação e, desde o início da pandemia, a covid-19 vem evoluindo e dando origem a diversas linhagens.

De acordo com a secretária de Saúde de Pato Branco, Lilian Brandalise, “nesse momento, não temos nenhuma amostra que está em investigação no Lacen (Laboratório Central) para BQ.1”.

Mesmo não havendo indícios da presença da nova variante no município, o setor de Saúde está em alerta, principalmente pelo novo crescimento no número de casos que vem sendo observado.

Nesta quarta-feira (16), a secretária de Saúde, e integrantes do setor de Epidemiologia do Município estiveram reunidos para debater medidas necessárias para este momento.

No final da tarde de ontem, Lilian revelou que entre os assuntos esteve em pauta o retorno do uso da máscara facial em ambientes ligados à área de saúde, como hospitais, farmácias, clínicas e laboratórios.

A medida não é vista como um retrocesso, e sim como uma forma de prevenção da saúde. “Ainda não fizemos, mas devemos mudar o decreto para solicitar o uso de máscara nas unidades de saúde, hospitais, clínicas”, comentou a secretária.

Vale lembrar que o decreto (9.636 de 2022) que liberou o uso de máscaras nestes ambientes em Pato Branco foi editado na segunda quinzena de outubro. Também é válido lembrar que naquela ocasião, foi destacado que se necessário fosse o Município voltaria a tomar medidas necessárias à prevenção.

Nessa quarta, Lilian voltou a frisar que sua equipe segue realizando trabalho de monitoramento epidemiológico. A secretária também enfatizou a importância da realização de todo o esquema vacinal. “Completando o esquema vacinal, você vai adquirindo anticorpos, que vai proteger contra a forma grave da doença”, pontuou.

Vacinação

A vacinação contra a covid-19 continua no município de Pato Branco nesta quinta-feira (17), com o objetivo de aumentar o alcance vacinal.

A terceira dose estará disponível para aplicação em adolescentes de 12 anos completos a 17 anos completos, população acima de 18 anos e gestantes e puérperas. Para receber a vacina, é necessário ter completado o esquema vacinal há 4 meses.

A quarta dose também estará disponível no dia 17 de novembro, para pessoas com 18 anos ou mais, trabalhadores da saúde e imunossuprimidos acima de 12 anos. Os interessados em receber o imunizante devem ter tomado a terceira dose há 4 meses.

A dose 3 e a dose 4 estarão disponíveis na Sala de Vacina Central, das 7h30 às 17h30; e nas salas de vacina dos bairros, das 13h às 16h. A terceira dose para adolescentes e gestantes estará disponível apenas na Sala de Vacina Central.

A população que ainda não tomou a primeiro ou segunda dose do imunizante, pode receber a vacina também nesta quinta-feira (17), das 7h30 às 13h, na Sala de Vacina Central. A repescagem é destinada para crianças com 3 anos completos a 11 anos; adolescentes; adultos; e idosos.

A Secretaria de Saúde recomenda que a população aguarde um intervalo de 30 dias para a vacinação em caso de diagnóstico de covid-19. Pessoas com sintomas respiratórios também devem aguardar a resolução do quadro para a vacinação.

Boletim covid-19

De acordo com o boletim divulgado nesta quarta-feira (16), referente ao período de 12 a 16 de novembro, 342 exames foram liberados e 45 casos de covid-19 foram confirmados no município, totalizando 45 casos ativos.

Atualmente há dois pacientes internados em enfermaria adulta devido à doença. O mês de novembro aponta, até o momento, taxa de positivados em 6,10%.                            

Pato Branco registrou, desde o início da pandemia, 27.138 casos da covid-19 e 325 óbitos. O mês com maior número de casos foi registrado em 2022, no mês de janeiro, quando 5.457 pessoas foram infectadas pela covid-19, elevando a taxa de positivados à 42,2%.

você pode gostar também
Deixe uma resposta