Criação da Paróquia Sagrado Coração de Jesus em Pato Branco

Neste domingo, 9 de junho de 2024, às 15h, durante a Celebração Eucarística, será promulgado o Decreto de Criação da Paróquia Sagrado Coração de Jesus em Pato Branco, marcando a inauguração da quarta paróquia no município. O evento, conduzido pelo Bispo Dom Edgar Xavier Ertl, contará com a presença do primeiro pároco, Pe. Roberto Baroni, do clero diocesano. Localizada na Rua Gralha Azul, nº 430, no Bairro Planalto II, a nova paróquia foi desmembrada da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, do Bairro Jardim Primavera, após uma readequação das comunidades em todas as paróquias, incluindo também a Paróquia de Vitorino.

A criação da Paróquia Sagrado Coração de Jesus busca atender as demandas pastorais e garantir a perseverança na fé cristã católica dos fiéis, em consonância com a missão da Igreja de evangelizar e proporcionar um encontro com Jesus Cristo através da celebração litúrgica e dos sacramentos, assistência aos necessitados, transmissão da Palavra de Deus e organização da catequese.

Leia a integra do comunicado:

Criação da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, em Pato Branco

Neste domingo, 9 de junho de 2024, às 15hs, durante a Celebração Eucarística, promulgarei o Decreto da Criação da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, em Pato Branco, a 4ª paróquia no município. O primeiro pároco será o Pe. Roberto Baroni, do clero diocesano. A Igreja Matriz está à Rua Gralha Azul, n. 430, no Bairro Planalto II. A Paróquia Sagrado Coração de Jesus está sendo desmembrada da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, do Bairro Jardim Primavera, todavia, foram realizadas readequação das comunidades em todas as paróquias, incluído também a Paróquia de Vitorino.  

Farão parte da nova paróquia as seguintes comunidades:  Comunidade São João – Bairro São João; Comunidade São José – Bairro Bela Vista; Comunidade Nossa Senhora da Salete – Bairro Vila Esperança; Comunidade Santo Expedito – Bairro Fraron; Comunidade Santa Catarina – Passo da Pedra; Comunidade São Judas – Linha Bela Vista; Comunidade Nossa Senhora do Perpétuo Socorro – Vila Bonita; Comunidade Imaculado Coração de Maria – Independência e a Comunidade Nossa Senhora Aparecida – Teolândia.

Considerações relevantes à criação da nova Paróquia

Considerando a missão da Igreja que é evangelizar, aproximando as pessoas para um encontro com Jesus Cristo, através da celebração litúrgica e dos sacramentos; da assistência aos necessitados e da visita aos doentes; da transmissão da Palavra de Deus e organização da catequese; e da visita às famílias e atendimento paroquial; considerando que a Paróquia segundo o Código de Direito Canônico “é uma determinada comunidade de fiéis, constituída estavelmente na Igreja particular, e seu cuidado pastoral é confiado ao pároco como a seu pastor próprio, sob a autoridade do Bispo diocesano” (Cân. 515 § 1);

Considerando o “Diretório para o Ministério Pastoral dos Bispos”, onde cita que se deve tornar a Igreja mais próxima dos fiéis, adaptando as estruturas pastorais às novas exigências das famílias onde realmente realizam sua vida social, cultural e econômica;

Considerando que é múnus dos Pastores providenciarem os melhores meios para que não faltem aos fiéis condições de crescimento na fé e de desenvolvimento de sua vida cristã (cf. Christus Dominus, 32); considerando que a população de Pato Branco chegou a 91.836 pessoas, no Censo de 2022, com grande concentração no perímetro urbano onde já constam 35 bairros e cresce a necessidade de um adequado atendimento sacramental e pastoral, motivados pelas distâncias ou pelo crescimento populacional; 

Considerando que a comunidade “Sagrado Coração de Jesus”, em Pato Branco, possui as condições necessárias para ser elevada à categoria de paróquia e buscando atender as demandas pastorais daquela população e à necessidade de garantir a perseverança na fé cristã católica dos fiéis; depois de ter recebido o pedido da comunidade e tendo ouvido o parecer do Colégio de Consultores, do Conselho de Presbíteros, do Decano e dos Párocos circunstantes da nova Paróquia.

Enfim, considerando que, não obstante a prerrogativa de que “erigir, suprimir ou modificar as paróquias compete exclusivamente ao Bispo diocesano” (cf. Cân. 515 § 2), foram cumpridos todos os passos propostos pelo “Diretório para o Ministério Pastoral dos Bispos”, a saber: escuta, diálogo, visitas, aprovação do “Conselho de Presbitérios da Diocese de Palmas-Francisco Beltrão”, observância da realidade e reunião com os três párocos das paróquias envolvidas, São Pedro Apóstolo, Cristo Rei e Nossa Senhora de Fátima, na reorganização da criação da nova Paróquia e reuniões com grande participação dos fiéis da Comunidade Sagrado Coração de Jesus.

Com certeza o povo da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, com seu Pároco, Pe. Roberto Baroni, uma plêiade de leigos comprometidos com a ação evangelizadora, serão inspirados no Sagrado Coração de Jesus, manso e humilde, propondo sempre uma Paróquia discípula, samaritana e missionária, porta-voz da Boa Notícia do Cristo vivo e ressuscitado, no meio de seu povo.

Dom Edgar Xavier Ertl – Diocese de Palmas-Francisco Beltrão

você pode gostar também

Comentários estão fechados.