Diário do Sudoeste completa 37 anos de história vivendo a regionalização da comunicação

Nos últimos anos o que se observa é a regionalização do jornalismo impresso, pois, existem os apaixonados pelo toque e cheiro do jornal

-- 2 Notícia --

O Diário do Sudoeste, publicação do Grupo Diário, completa 37 anos de história neste domingo (19). A publicação que começou como semanário, atualmente circula de terça a sábado, além de manter um site (diariodosudoeste.com.br) que já alcançou milhões de acessos.

Nas quase quatro décadas de sua atuação, Pato Branco e o Sudoeste passaram por transformações significativas, história testemunhada e registrada pelos diversos jornalistas e demais profissionais que compuseram a redação.

-- 3 Notícia --

Ao mesmo tempo, também acompanhou as mudanças do mercado editorial e a evolução dos processos de tecnologia.

No final da década de 1980, as equipes do Diário muito provavelmente não enxergavam um futuro onde a informação é praticamente instantânea, e muito menos que os leitores passariam a interagir com o conteúdo.

-- 4 Notícia --

Naqueles tempos, a fotografia era analógica, o gravador era de fita cassete, o telefone era o principal meio de se comunicar a distância, e a ferramenta de escrita era a máquina de escrever.

O advento tecnológico deixou a fotografia digital, muitas das matérias são gravadas em aparelhos celulares, que também servem para gerar conteúdos de vídeos. Pelo telefone que antes se recebia e realizava chamadas, agora as trocas de informações ocorrem por aplicativos de mensagens.

Sem falar que os computadores aceleraram a digitação e permitiram uma ponte mais eficiente com o setor de diagramação, reduzindo drasticamente o tempo de trabalho, desde a apuração até a impressão.

O que é possível dizer que permanece, são os princípios básicos do jornalismo, como o critério na apuração das informações, algo que se tornou ainda mais fundamental com o advento da internet e as notícias falsas.

História

O Diário do Sudoeste começou a circular em 19 de março de 1986, com a publicação da primeira edição da então Gazeta do Sudoeste. Na época, cinco profissionais produziam o jornal.

No ano seguinte, o jornal passou a ser impresso no formato standard, sendo a primeira grande transformação da publicação. Também foi ampliada a circulação, e a Gazeta do Sudoeste passou a circular em 35 municípios. Em 1989 foram adquiridos os primeiros computadores da empresa, que modernizaram o processo de composição.

Da primeira sede, localizada na Avenida Brasil, região central da cidade, a Gazeta do Sudoeste se transferiu para um prédio na rua Tapajós, em 1990, onde ficou até 2001, quando foi inaugurada sua sede própria. Localizada na rua Caramuru, a sede está em uma área de 1500 metros quadrados, e abriga toda a estrutura da empresa.

Ao longo dos anos o jornal teve três sedes. A primeira, ainda como Gazeta do Sudoeste, era na avenida Brasil. De 1990 a 2001, o endereço foi a rua Tapajós. Até os dias de hoje, a sede do Diário do Sudoeste fica na rua Caramuru.

A primeira impressora foi adquirida em 1991, e já no ano seguinte, a Gazeta do Sudoeste passou a ter circulação diária como um tabloide, formato mantido até os dias de hoje.

Em 1996 aparecem as primeiras páginas com cores, em no ano seguinte o jornal passa a se chamar Diário do Povo. A partir de 1998, se iniciou um projeto de expansão, com a criação do Diário de Guarapuava, e de novos cadernos e suplementos especiais, como o Diário Rural, Classificados, Jornal do Automóvel, Almanaque+, cultura perpetuada até hoje com o Caderno Saúde .

Em 2005, a marca passa por mais uma mudança, e passa a se chamar Diário do Sudoeste. Um ano depois, é inaugurado o Parque Gráfico. Por volta de 2012, o Diário intensifica sua presença na internet, com a criação de um novo portal de notícias on-line, e um projeto de atuação nas redes sociais.

Em 2014, o projeto de elaborar uma revista noticiosa foi concretizada com a criação da revista Vanilla. A intenção era criar um produto que aproveitasse a capacidade técnica dos profissionais da redação para a produção de grandes reportagens, com maior prazo de validade e que, portanto, nos permitisse criar um projeto gráfico inovador, que valorizasse o conteúdo.

Outra marca consolidada do Diário são os cadernos especiais de datas comemorativas. Que em 2022, em comemoração aos 70 anos de Pato Branco, possibilitou a publicação de uma revista especial que teve como missão, projetar os próximos anos do município.

Depoimentos

“Fazem muitos anos que eu tenho o jornal. Leio para ter uma melhor memória e para distrair minha cabeça. O Diário é minha companhia, aí quando eu saio posso contar algumas coisas que eu li. Gosto de tudo o que leio no jornal, gosto de ver como é que está e como é que não está os governos (política).” – Julia Tolotti Bussolaro, leitora assídua do Diário do Sudoeste, que me junho vai completar 97 anos.

“Diário do Sudoeste tem uma história consolidada de serviços prestados e sempre de maneira imparcial, transparente e respeitosa. Sempre mostrou ser um jornal independente e plural, sendo um exemplo de jornalismo profissional e de excelência. Ao se posicionar com firmeza, nos trouxe sempre oportunidades incríveis de mostrar o que realizamos no Remanso da Pedreira, ajudando a fortalecer ainda mais a luta pelos Direitos das Crianças e Adolescentes do município de Pato Branco. Nessa ocasião tão especial, parabenizamos todos os profissionais do Diário pelos 37 anos de bom jornalismo e defesa de tantas questões importantes. Em tempos de tantas desinformações, poder contar com um veículo sério é simplesmente vital para que os valores sigam orientando nosso município e região.” – Claudia Mohr, Coordenadora do Remanso da Pedreira.

“A divulgação da informação sempre será importante para que possamos viver em uma sociedade mais transparente, cidadã e justa, e acreditamos que o Diário do Sudoeste desempenha essa função com seriedade e profissionalismo. Para a nossa empresa que pertence ao agronegócio, e representa há 28 anos pessoas em um segmento vital para a nossa sociedade, poder contar com uma imprensa comprometida com as necessidades e objetivos do meio é uma grande satisfação. Obrigado Diário do Sudoeste pelo trabalho desempenhado nessas três décadas de parceria.” – Sinauri Bedin, Diretor Financeiro Turim e Presidente do Sindicato Rural.

“Estive como Secretária de Assistência Social do município de Pato Branco, e o Diário do Sudoeste sempre nos apoiando em nossas campanhas, ações e projetos, mas o momento que estará para sempre marcado na minha memória foi quando a covid-19 apareceu em nossas vidas. O medo, as incertezas tomaram conta de todos e nós tínhamos que atender quem de nós precisava e seguimos em frente não ficando de braços cruzados perante o que deveria ser feito. Como pegou a todos de surpresa e precisávamos atender nosso povo com necessidades básicas, o jornal esteve ao nosso lado para diversas campanhas e assim conseguimos suprir toda a demanda surgida. A maioria da equipe pegou covid, mas não paramos. Houve uma grande mobilização, inclusive para as entidades, semanalmente publicávamos no jornal as necessidades de cada uma, realmente ouve muita união e esta parceria incrível com o jornal. Hoje tudo se acalmou e ficou a nossa gratidão ao Jornal Diário do Sudoeste.” – Anne Cristine Gomes da Silva Cavali, ex-secretária de Assistência Social e governadora do Rotary Distrito 4640.

“Em quase quatro décadas de relacionamento com o Diário do Sudoeste, é difícil apontar apenas um momento marcante. Ao longo de 37 anos, o jornal foi importante parceiro em muitas de nossas campanhas e projetos. São muitas edições da Expopato, da Liquida Pato Branco e de campanhas de Natal.

Mas, para dar um exemplo, lembro bem da Expopato de 2008, quando presenciamos algo que talvez nunca mais se repita, com o show da dupla Vitor & Leo. Tivemos recorde de público e nunca o Parque de Exposições esteve tão cheio de visitantes. O Diário do Sudoeste, como sempre, repercutiu a gigantesca movimentação que ficou para a história de Pato Branco.

Ao completar 37 anos, nós, do Sindicomércio, parabenizamos a direção e os colaboradores do Diário do Sudoeste. No atual momento, a imprensa livre, séria e com credibilidade é extremamente importante para a democracia. Parabéns, Diário do Sudoeste!” – Ulisses Piva, presidente do Sindicato Patronal do Comércio Varejista de Pato Branco (Sindicomércio).

“Ao longo de sua trajetória o Diário do Sudoeste, nestes 37 anos, pautado na ética e pluralismo, se consolidou como um dos mais importantes e respeitados veículos de comunicação do Paraná, seja pela sua credibilidade e trabalho de seus profissionais e da visão de seus fundadores, bem como, na tarefa de levar informações de utilidade pública para a sociedade, com absoluta transparência.

Ao tempo em que cumprimento toda a equipe, neste momento tão especial expresso, em nome dos vividenses, o nosso agradecimento pelos serviços prestados por este jornal, que pautado pela ética e pelo profissionalismo, assumiu a árdua tarefa de informar e promover o debate público sobre os mais diversos temas de interesse da sociedade, mantendo sempre o equilíbrio necessário ao exercício deste papel social de altíssima responsabilidade. 

Reforço que a livre imprensa e a liberdade de expressão, são pilares imprescindíveis para a nossa democracia e para o Estado Democrático de Direito, dos quais devemos ser os guardiões.

Por fim, parabenizo, em nome da presidente Delise Guarienti Almeida e do diretor Geral André Guarienti Almeida, todos os integrantes da empresa pelo esforço de cada um na construção diária deste importante jornal, que tanto contribuiu e contribui para o acesso às informações de Coronel Vivia e do Sudoeste.” – Anderson Manique Barreto, prefeito de Coronel Vivida e presidente da Amsop.

“Temos orgulho de realizar tantas parcerias com o Diário do Sudoeste que é referência na região como veículo de comunicação.

Todos da equipe sempre estiveram ao nosso lado, em diversos projetos da Acepb apoiando e/ou fazendo uma excelente cobertura das ações.

Agradecemos ao Diário, por sempre levar informação de qualidade aos empresários e população em geral, tanto em material físico como inovando em levar a notícia por meio do seu site.

Com certeza, o seu trabalho contribui para o crescimento da nossa Entidade, por isso, desejamos felicidades e ainda mais sucesso Diário do Sudoeste!” –Luan Ruaro Marcante, presidente da Acepb

-- 5 Notícia --
você pode gostar também

Comentários estão fechados.