E ‘dê lhe gaita’

Marcilei Rossi com assessoria

No dia 6 de maio é comemorado do Dia Mundial do Acordeon, instrumento que também é chamado de sanfona ou gaita, dependendo da região e da forma que é tocado. A data marca o dia do registro da patente desse instrumento quem tem sua sonoridade espalhada por todo o mundo.

Para marcar a data, de forma simultânea, mais 30 cidades estarão sendo realizadas neste sábado diversas atividades de forma gratuita, tudo para disseminar a cultura do acordeon.

Durante todo o dia, a iniciativa vai contar com shows, exposições, workshops, rodas de conversa, discotecagem em vinil, e principalmente, troca de experiências com relação ao instrumento.

De acordo com Diego Guerro, um dos idealizadores das atividades comemorativas, o Dia do Acordeon já era comemorado há muito tempo, mas cada local pensava na sua comemoração de forma isolada. “A ideia foi unir todo mundo em torno do mesmo propósito, já que o acordeon é um instrumento universal e que representa a pluralidade, em especial, da cultura brasileira”, diz.

No caso de Pato Branco, a programação que inicia às 9h e se estende até o início da noite do sábado, foi pensada para a praça Presidente Vargas. Segundo Guerro, para que todos aproveitem o que foi pensado.

“Com certeza será um grande evento. Nossa ideia é que esse seja apenas o piloto de muitos, para que a celebração pela importância do acordeon na nossa cultura musical entre para o calendário oficial”, finaliza Guerro.

Entre as cidades que vão desenvolver atividades neste sábado, Lages (SC), Francisco Beltrão, Guarapuava, Passo Fundo (RS), Rio de Janeiro (RJ), Americana (SP), além de Entre Rios, município ao norte da província de Buenos Aires, na Argentina.

Programação

9h – Mateada

10h – Oficina Ritmos do Sul

11h – Oficina História do Acordeon

14h – Discotecagem em Vinil

16h – Apresentação da Orquestra Sanfônica

17h30 – Show com Renato Borghetti

* Exposição de instrumentos o dia todo

você pode gostar também

Comentários estão fechados.