Eleição do Conselho Tutelar de Pato Branco neste sábado

No próximo domingo, 1º de outubro, ocorrerá a eleição para o Conselho Tutelar de Pato Branco. O pleito, que determinará os novos conselheiros para o quadriênio 2024/2027, será realizado na Escola Municipal Rocha Pombo, das 8h às 17h.

São 28 candidatos na disputa por 5 vagas no Conselho. Os eleitores devem ter 16 anos ou mais e estar munidos de título de eleitor, documento de identidade com foto e comprovante de residência em Pato Branco. A divulgação dos eleitos acontecerá na terça-feira, dia 3 de outubro, com posse e diplomação previstas para início de 2024.

Entenda o papel do Conselho Tutelar

O Conselho Tutelar é um órgão fundamental que visa a proteção e defesa dos direitos da criança e do adolescente. Ele representa a sociedade na garantia dos direitos da população infantojuvenil, cobrindo áreas como saúde, educação, lazer, liberdade e convivência familiar.

Dentre as ações que pode executar estão: encaminhamento de jovens aos pais ou responsáveis, apoio temporário, garantia de matrícula em escolas, acesso a serviços oficiais, tratamentos médicos e psicológicos, dentre outros.

Quando os conselheiros tomam conhecimento de situações de violência ou violação dos direitos infantojuvenis, têm a autonomia de aplicar ou solicitar medidas protetivas. Além disso, podem requerer serviços de diversas áreas do Poder Público.

Todo cidadão tem o direito de acionar o Conselho Tutelar e realizar uma denúncia.

Para maiores informações sobre o processo eleitoral e a relação completa dos candidatos, acesse o link.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.