Estação meteorológica é instalada no Parque Tecnológico

Na manhã dessa segunda-feira (3), a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pato Branco, realizou a inauguração de dois novos espaços no Parque Tecnológico, — coworking destinado aos colaboradores das empresas incubadas e o Sebrae Lab. Também foi apresentado o projeto piloto da estação meteorológica.

Segundo o secretário de Ciência e Tecnologia, Giles Balbinotti, trata-se de um protótipo, desenvolvido por uma empresa de Curitiba, com capacidade recolher dados para análise do tempo meteorológico, capazes de registrar a temperatura do ar, velocidade e direção do vento, umidade do ar, radiação solar, chuva, pressão atmosférica entre outras variáveis.

Mesmo instalado no Parque Tecnológico tem a possibilidade de ser transportado para outras localidades, realizando uma melhor aferição meteorológica.

Inicialmente os dados coletados se restringem a um sistema fechado, contudo, o objetivo é de compartilhar os dados, onde o cidadão pode acessar por aplicativo.

Ainda de acordo com Balbinotti, a intenção é repassar dados também para o Corpo de Bombeiros e Defesa Civil para eventuais situações climáticas, e assim contribuir para a tomada de decisões.Com o passar do tempo, os dados do protótipo também podem ser compartilhados com outras estações meteorológicas já monitoradas no município, como o caso da instalada no IAPAR.

Com relação aos espaços coworking, Balbinotti explica que “a ideia é quebrar as barreiras, integrar as pessoas, trabalhar de uma forma cooperativa e colaborativa entre nós, da Secretaria, com as partes interessadas, alunos, professores, com a comunidade civil, com a comunidade empresarial”, enquanto que o espaço Sebrae Lab tem como objetivo para estímulo à criatividade, à inovação e à experimentação apoiado por metodologias ágeis e flexíveis.

Para o gerente da regional Sul do Sebrae Paraná, Cesar Colini, o novo espaço vai proporcionar interação entre o conhecimento as empresas. “Esse espaço marca uma nova etapa no processo de incubação, de aceleração dos projetos que estão vindo aqui para incubadora e para o Parque Tecnológico e para o Sebrae.”

Colini explica que a tecnologia passa a ter dois espaços dentro da unidade do Sebrae de Pato Branco, um na sede e agora a mais nova no Parque Tecnológico.

O prefeito Robson Cantu definiu o coworking e Sebrae Lab como espaços que trarão bons resultados, não apenas aos incubados, mas ao município.

Cantu também anunciou que brevemente a secretaria de Ciência e Tecnologia deixará o Parque Tecnológico, passando a ser alocada na estrutura da UAB, em frente a UTFPR.

Segundo ele, esta mudança permitirá a incubação de mais quatro iniciativas no parque, enquanto que na nova sede, a secretaria poderá desenvolver também iniciativas de programação, cursos, além de atrair novos investimentos para Pato Branco.

você pode gostar também
Deixe uma resposta