Expopato é cancelada menos de dois meses após pré-lançamento

Nos últimos dias, o Município afirmou que as obras do Parque de Exposição estavam na fase de acabamento. As obras foram a justificativa para o cancelamento da 19ª edição da exposição feira de Pato Branco

Onze dias após ter declarado que “logo teremos um espaço moderno e inteligente para realizar os nossos eventos e temos a certeza de que iremos realizar uma Expopato a altura de Pato Branco”, o prefeito de Pato Branco, Robson Cantu em entrevista à Rede Celinauta de Comunicação confirmou nesta segunda-feira (22), o cancelamento da Expopato 2023, porém, foi somente no final da tarde que um comunicado oficial, assinado pelo prefeito e pelo presidente da Sociedade Rural de Pato Branco, Eucir Brocco foi divulgado abertamente.

No comunicado a decisão de que os promotores da Exposição Feira Agropecuária, Industrial e Comercial, “decidiram pelo cancelamento da realização do evento neste ano de 2023.”

“A decisão está embasada na incerteza quanto à data da conclusão da obra do novo Centro de Eventos, visto que a construtora contratada solicitou prorrogação do prazo inicialmente estabelecido’, afirma a nota, que seguiu a mesma linha da entrevista concedida por Cantu à Rede Celinauta, quando ele declarou que “o cronograma de trabalho não foi cumprido com a construtora”, alegando que o cronograma estabelecido anteriormente era que permitia o planejamento da 19ª Expopato. Segundo Cantu, “a construtora me pediu mais tempo para terminar”.

Contudo, tanto a nota, quanto a declaração de Cantu divergem do discurso da primeira quinzena de maio, quando o Município anunciou por meio de seu Departamento de Comunicação divulgou que “a construção [do Centro de Eventos] está na fase dos acabamentos, com a colocação de louças (cubas das pias, vasos sanitários, mictórios), divisórias, portas, vidros, entre outros procedimentos”.

Ainda de acordo com o Portal da Transparência do Município, em consulta após o comunicado divulgado pelo Município, a última medição da obra em execução no Parque de Exposições foi em 28 de março, atingindo 87,27% do seu total, a medição anterior foi em 6 de fevereiro, com 81,62% de conclusão, na ocasião.

Ao se referir a obra do Centro de Eventos, o comunicado dos promotores da 19ª Expopato deu luz ao fato de que “a licitação realizada em 2020, não contemplou o projeto de prevenção de incêndio, o que somado ao período de reajuste, onerou os cofres públicos em aproximadamente R$ 8,5 milhões adicionais.”

Prevenção de incêndio

O Município até chegou a lançar o edital de concorrência (2/2023), que tinha como objetivo a contratação de empresa especializada pelo menor preço global para a “execução do sistema de prevenção de incêndio e a desastres, execução do sistema SPDA do reservatório e execução do sistema elétrico do mezanino no Centro de Eventos de Pato Branco com área total de 8.086,00 m²”, conforme publicação no Diário Oficial dos Municípios do Paraná.

O mesmo edital, estabelecida a abertura dos envelopes com as propostas das empresas em 25 de abril deste ano, no entanto, em 20 de abril, foi publicado no mesmo Diário Oficial dos Municípios do Paraná, a suspensão da concorrência, por tempo indeterminado com a justificativa de que, o prazo se aplica para que “sejam promovidas as devidas adequações no edital”, que segundo o Município, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico levou em conta “necessidade de análise e adequações nas especificações técnicas do processo”. Desde então, não houve reabertura da concorrência.

Expopato 2023

Tradicionalmente realizada em novembro, como parte das comemorações do aniversário do Município, a Expopato 2023 foi anunciada no início de abril para o mês de outubro, mais precisamente de 7 a 15 de outubro, antecipando assim em um mês a sua data de realização.

Em 5 de abril, o Município chegou a afirmar que atrasos anteriores chegaram a colocar em dúvida a realização da feira, mas que estas incertezas tinham ficado em 2022, contudo, com uma certa celeridade na obra do Parque de Exposições no segundo semestre de 2022, o Município começou a vislumbrar a Expopato 2023, e assim buscar as entidades parceiras.

Naquela ocasião o Município também anunciou que em 3 de maio seria realizado o lançamento oficial da feira, com as entidades parceiras e a empresa que iria executar toda a parte de organização de indústria, comércio e shows.

Contudo, o lançamento da feira não ocorreu no início de maio, em virtude de situações ligadas a Justiça, uma vez que a empresa que a organização da feira vinha realizando tratativas, foi alvo de operação de rupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC).

No início de maio, Eucir Brocco, presidente da Sociedade Rural, entidade que é parceira do Município na realização da feira, afirmou que a comissão organizadora estava em contato com uma outra empresa para atuar na 19ª Expopato, em virtude das investigações de possíveis crimes de associação criminosa, fraude em licitação ou contrato e frustração do caráter competitivo de licitação (segundo denúncia do Gaeco de Santa Catarina), a primeira de Chapecó com quem vinham trabalhando, e não haviam assinado nenhum contrato.

Após a manifestação da Sociedade Rural, por meio de nota, o Município chegou a se pronunciar, até mesmo cogitando novamente a mudança da data da realização da feira “com relação a realização da 19ª edição da Expopato, pré-agendada para o mês de outubro, informamos que há interesse da Administração Municipal e da Sociedade Rural em realizar a mesma, com o apoio dos parceiros Associação Comercial e Empresarial, Sindicomércio e Sindicato Rural”, afirmou o comunicado.

Janeiro de 2023

Em janeiro deste ano, quando se cogitava a realização da feira, entidades tradicionalmente parceiras na organização da Expopato já demonstravam preocupação com organização do evento, principalmente aos moldes que o Município pretendia realizar.

“Não terá problema de nós entregarmos daqui 90 dias. Estamos reformando também a entrada, o auditório do Centro Regional de Eventos e quero ver se consigo deixar tudo prontinho, além de dar um ‘banho de loja’ naquele parque”, afirmou Cantu em janeiro deste, conforme divulgado pelo Diário do Sudoeste.

Na mesma matéria, os parceiros tradicionais da organização da feira, eram mais cautelosos, com relação ao prazo de 90 dias.

O presidente do Sindicato Patronal do Comércio Varejista de Pato Branco e Região (Sindicomércio), Ulisses Piva, afirmou na ocasião que o sindicato iria participar, mais uma vez, da organização da Expopato. “Temos que medir, comercializar os espaços para o comércio e indústria e planejar a feira. Porém precisamos da estrutura. Se ela for entregue dentro do prazo apresentado pela Prefeitura de 90 dias, com certeza vamos organizar a Feira a tempo de fazer um evento especial e com diferenciais, como sempre foi realizado”.

O presidente da Associação Empresarial e Comercial de Pato Branco (Acepb), Luan Ruaro Marcante, recordou a agenda de eventos que a cidade estava acostumada a sediar antes da pandemia, como a própria Expopato, Casa & Construção, Inventum, Liquida Pato Branco entre outras. Especificamente sobre a Expopato Marcante declarou que “a Acepb se comprometeu, juntamente com outras entidades, realizar uma pesquisa com alguns expositores das últimas edições para que estes possam contribuir para com uma análise mais criteriosa da feira, com relação a duração, período, modelo. Tudo ainda a ser decidido e estudado”. Por fim, o presidente reconheceu que todos trabalharão no intuito de proporcionar a Pato Branco, a Feira que merece. “Para que isso aconteça e a região inteira possa desfrutar de um evento digno da grandeza da Expopato, ainda em 2023”, finalizou.

Contudo, na apresentação da data para a imprensa, no início de abril de 2023, nem Sindicomércio e Acepb foram anunciados como organizadores da 19ª Expopato, e sim apoiadores.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.