Faleceu neste domingo Laurinha Dall’Igna

Faleceu neste domingo (7), aos 85 anos, Laurinha Luiza Dall`Igna.

Em nota, nas suas redes sociais, a Câmara de Vereadores de Pato Branco, lamentou o falecimento da ex-vereadora.

“Laurinha foi vereadora em duas Legislaturas, na 11ª (1997-2000) e na 12ª (2001-2004). Na primeira foi eleita como suplente, tomando posse como titular em fevereiro de 1999 e, na segunda, foi eleita vereadora titular, exercendo os quatro anos e atuando como 1ª secretária da Mesa Diretora, durante 2002.

Além da função política, contribuiu significativamente na Educação municipal, estadual e nacional. Além de ser professora, participou da elaboração do Estatuto do Magistério, dos servidores públicos do município de Pato Branco, e da Lei Orgânica Municipal, de 5 de abril de 1990. Junto ao Estado, era convidada a participar, como membro, das Comissões Temáticas da Assembleia Legislativa do Paraná, toda vez que eram feitas alterações na Legislação pertinente à Educação. Nacionalmente, Laurinha participou na confecção do Capítulo da Educação, por ocasião da elaboração da Constituição Federal, de 5 de outubro de 1988, e da Constituição do Estado do Paraná, de 5 de outubro de 1989.

Pela importância de sua atuação e contribuição, a Câmara de Vereadores de Pato Branco concedeu à Laurinha o Título de Cidadã Honorária de Pato Branco. Aprovado por meio do Decreto Legislativo nº 6, de 12 de agosto de 2019, e entregue em Sessão Solene, realizada em 20 de abril de 2022.

Na ocasião, o autor da homenagem, vereador Fabrício Preis de Mello, afirmou que importantes pessoas de Pato Branco passaram pela sala de aula de Laurinha e que a grande bandeira dela, sempre foi a educação e a representatividade das mulheres no Poder Legislativo. O vereador concluiu, “Laurinha exerceu sua função com maestria, motivando o engajamento de mais mulheres na política. Ela ajudou a construir a Educação como a conhecemos na atualidade e suas ações estão na memória das pessoas. Ela colaborou em todo o desenvolvimento da nossa cidade, com participação efetiva em momentos importantes de Pato Branco”.

Consternados, o Legislativo Municipal presta respeito e envia sentimentos para a família, ex-colegas de trabalho, amigos e a todos que de alguma forma participaram da vida de Laurinha Luiza Dall`Igna.”

Segundo a manifestação da Câmara, o velório de Laurinha será na Funerária Nossa Senhora Aparecida.

Gaúcha

Laurinha Luiza Dall’lgna, nasceu no dia 20 de abril de 1938, em Nova Bassano – Rio Grande do Sul. Veio para o Distrito de Bom Retiro, município de Clevelândia, mais tarde Pato Branco, em 23 de janeiro de 1943, acompanhando o alfaiate e comerciante seu pai Waldomiro Dall’lgna e a dona de casa sua mãe Ginebra Sommavilla. Também vieram seus irmãos Osvaldo e Lourdes Dall’lgna. Casou-se e teve apenas uma filha, Luiza Helena Gugelmin Gabriel, casada com Osvaldo Luiz Gabriel.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.