Fórum Pato Branco Cidadão para o Mundo começa na quinta

Começa nesta quinta-feira (9), no Largo da Liberdade, a primeira edição do Fórum Pato Branco – Cidadão para o Mundo, evento que reunirá profissionais, lideranças e intelectuais de vários segmentos para debater temas como economia, educação, ciência e tecnologia, política, artes e cultura.

A grande maioria dos conferencistas é natural ou ainda reside em Pato Branco. De acordo com Ivanir Bortot, um dos articuladores do encontro, o evento surgiu da ideia de reunir pensadores ligados ao município para dialogar sobre os temas propostos, tanto no contexto local como global. Também integram a articulação do fórum Cesar Setti e Rudi Bodanese.

A abertura oficial do evento será às 14h, com a presença de autoridades, lideranças e convidados. Na ocasião também será aberta a exposição de artes visuais, artesanato, esculturas e fotografias, que ficará a disposição do público até o encerramento, no sábado (11).

Toda a programação é gratuita e aberta ao público em geral. A ocupação do espaço é limitada a 100 pessoas, portanto a organização recomenda que os interessados em assistir a todos os painéis presencialmente realizem sua inscrição já no primeiro evento, no local. Porém, os debates também serão transmitidos pela internet, por meio do Youtube, Instagram e Facebook (@forumpato).

O debate sobre ciência, tecnologia e inovação abre o programa de debates, às 15h. A mesa será coordenada por Aldair Rizzi, que já foi secretário de estado de ciência de tecnologia do Paraná e também de Pato Branco. Participam do debate Alceni Guerra, Artur Bertol, Cláudio Petrycoski, Cleverson Brandelero, Fernanda de Negri, Gilson Ditzel Santos, Giles Balbinotti, Moacir Bertol, Vitor Tioqueta e Vilmar Daggios.

Às 20h, o debate será sobre educação, coordenado pelo professor Gilson Ditzel, diretor da UTFPR, campus Pato Branco. Haverá ainda uma palestra com o tema “O futuro da educação e a educação do futuro”, com Renato Casagrande. Participam do debate a reitora do Unidep, Ornella Bertuol, e Vitor Guerra, diretor do Unimater.

Sexta-feira

Na sexta-feira (10), às 9h, será a vez do debate sobre mídias digitais. O painel contará com a participação do jornalista Ari Ignácio de Lima, profissional da TV Sudoeste; de André Almeida, diretor geral do Diário do Sudoeste; a jornalista e professora do Unidep, Jozieli Cardenal, e do frei Neuri Francisco Reinsch, da Fundação Celinauta.

Às 14h, o debate sobre formação política será coordenado por Nilso Sguarezi, e contará com a participação de Alceni Guerra, Aldair Rizzi, Angela Padoan, Borges da Silveira, Cássio Telles, Celso Hilgert e Rafael Favetti.

Às 20h, haverá o debate sobre saúde com Alceni Guerra, Angela Padoan, Borges da Silveira, Celso Hilgert, Delvino Longhi, Ivânio Guerra, Lilian Brandalise e Osmar Gabriel.

Sábado

Na manhã de sábado (11), haverá o painel arte em debate com exposições e intervenções dos artistas locais Gilbert Antonio, Juliane Varaschin, Kalu Chueiri e Zilar Sabadini, e palestra com o professor e designer Rafael Camargo. O início das atividades da amanhã será às 9h.

A partir das 14h o painel sobre literatura terá palestra de Daiana Pasquim, e contará com a participação de Ivo Pegoraro, MV Bortolli, Rubens Camargo e Valéria Borges da Silva. Também será realizada uma sessão de autógrafos entre as 16h e às 18h com os autores Alceni Guerra, Ângelo Seleski, Ivanir Bortot e Borges da Silveira.

O encerramento será com uma celebração religiosa, às 19h30, na Matriz São Pedro Apóstolo. Às 20h será promovido o evento gastronomia solidária, na Capela São Francisco de Assis, bairro Bortot. O prato será ragú de pato com polenta e queijo colonial. Os ingressos podem ser adquiridos antecipadamente pelo whatsApp (41) 9.9716 – 5775.

você pode gostar também
Deixe uma resposta