Iniciada nova turma de formação em Astronomia e Ciências Afins

Dando sequência aos projetos de aperfeiçoamento dos profissionais de educação do município de Pato Branco, as Secretarias de Ciência, Tecnologia e Inovação e a de Educação e Cultura, em parceria com a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) Campus Pato Branco, iniciaram mais turma no curso de formação em Astronomia e Ciências Afins -“Fundamentos Teóricos e Metodológicos para o Ensino-aprendizagem em Astronomia: Formação de Educadores”.

-- 2 Notícia --

São mais 32 docentes da rede de ensino municipal ampliando o conhecimento. Conforme Aline Sasso, chefe da Divisão do Desenvolvimento da Ciência, Tecnologia e Inovação, a formação tem como objetivo fomentar a cultura científica e a construção da massa crítica de forma lúdica, didática e acessível a todo tipo de público.

“O objetivo principal é aperfeiçoar o professor da rede municipal de Pato Branco, para que ele repasse para o aluno dentro da sala de aula, fazendo com que eles tenham o entendimento do que é e qual a importância da Astronomia”, pontua Aline.

-- 3 Notícia --

A formação visa apresentar os conceitos básicos em Astronomia e ciências afins, com uma melhor percepção, trabalhando a história da Astronomia, sobre o Sistema Solar, gravitação, uso de software de Astronomia, entre outros assuntos, trabalhando a metodologia prática e teórica.

A primeira turma, também com 32 alunos, iniciou ainda em setembro de 2022. A expectativa para a conclusão do curso é para junho deste ano (2023). Alguns dos professores já estão aplicando os conceitos sobre Astronomia em sala de aula.

-- 4 Notícia --

Projeto Astronomia

Idealizado pela Prefeitura de Pato Branco, por meio das Secretarias de Ciência, Tecnologia e Inovação e apoio e de Educação e Cultura. Juntamente com o Grupo de Estudo, Pesquisa, Extensão e Inovação em Astronomia (GEAstro) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) Campus Pato Branco, a formação dos docentes é a segunda etapa do projeto. A primeira etapa, foi a elaboração e planejamento das ações.

A terceira fase está em andamento, que é a implantação do Polo de Astronomia e Ciências Afins. Com a liberação do Instituto Água e Terra (IAT) para o município poder utilizar o espaço do antigo restaurante no Parque Estadual Vitório Piassa, no local será montado o Espaço Astronomia, onde será realizada exposição do acervo de materiais de Astronomia e Ciências Afins, aulas práticas, visitas de escolas, entre outras atividades.

-- 5 Notícia --
você pode gostar também

Comentários estão fechados.