Instituto Ação Voluntária realiza trabalhos assistenciais em Pato Branco

Uma iniciativa criada por um grupo de 12 voluntárias está promovendo uma série de atividades assistenciais em Pato Branco. O Instituto Ação Voluntária (IAV) surgiu há cerca de um ano e meio, a partir da percepção das voluntárias sobre a necessidade de oferecer suporte a famílias carentes, que enfrentaram mais dificuldades por conta das consequências da pandemia de Covid-19.

De acordo com Fabiana Leite, presidente do Instituto, entre as dificuldades estavam na manutenção dos lares, sobretudo na compra de alimentas, leite, fraldas para crianças, que por conta das medidas de distanciamento social passaram meses sem frequentar a escola, a creche e projetos sociais.

Nos primeiros meses de atividade, o grupo realizou diversas ações, como a distribuição de cestas básicas, marmitas, enxoval para bebês, fraldas, leite, móveis arrecadados na comunidade e roupas, O grupo também participou de eventos através de campanhas de arrecadação de doces e brinquedos em datas comemorativas, como Páscoa e Natal.

Segundo Fabiana, o trabalho do Instituto é realizado de acordo com a disponibilidade das voluntárias, a partir da avaliação conjunta das demandas, debate e elaboração das propostas de ação.

Com o avanço dos trabalhos, o grupo percebeu a necessidade de realizar projetos e iniciativas com diferentes direcionamentos “já que outras entidades já fazem o trabalho de arrecadação de alimentos, agasalhos e brinquedos por exemplo”, explica a presidente.

De acordo com ela, a atuação do IAV está mais direcionada a promoção de ações na área habitacional e combate a pobreza extrema. A primeira grande campanha o Instituto foi a arrecadação de materiais e a construção de uma casa para uma família carente do bairro Sudoeste, que morava em um barraco de lona.

Para promover seu trabalho, o grupo utiliza doações feitas pela comunidade, promovendo assim a reutilização e a sustentabilidade. Já foram arrecadados materiais de construção, móveis, roupas e artigos para bebês, roupas infantis, além de fraldas, leite entre outras. Também é possível fazer doações através do programa Nota Paraná, por meio do CNPJ da entidade (42.114.425/0001-71). Também é possível realizar doações por meio do PIX, utilizando o CNPJ da entidade como chave.

A entidade passou a ser qualificada como Instituto a partir de 2021, constituído em forma de Associação de Direito Privado, sem fins econômicos.

Atuação

Segundo Fabiana, o trabalho do Instituto já beneficiou certa de 400 famílias de Pato Branco, além de algumas famílias de municípios vizinhos.

Ela comenta que no longo prazo, o grupo pretende ampliar parcerias com outras instituições, como universidades, para desenvolver projetos na área habitacional.

Além do trabalho das fundadoras, a associação também conta com o apoio de outros voluntários. Informações sobre o Instituto e formas de contribuir podem ser obtidas pelo número (46) 99115-7032.

você pode gostar também
Deixe uma resposta