Legislativo entrega Título de Cidadão Honorário a Luiz Francisco Silva, o Pernambuco

Vereador Marcos Junior Marini (Podemos) e o homenageado, Luiz Francisco Silva – Pernambuco(Foto: Assessoria)

Assembleia

Em sessão solene, o Legislativo realizou no dia 12 de novembro a entrega do Título de Cidadão Honorário, de autoria do vereador Marcos Junior Marini (Podemos), para Luiz Francisco Silva, conhecido por todos como Pernambuco.

O homenageado desempenhou papel significativo na construção da história de Pato Branco, por sua atuação enquanto pintor e serigrafista, no futebol, nas amizades que conquistou e na família que construiu. Além disso, sua maior contribuição para a cidade é um legado que permanecerá para todas as gerações futuras, a criação da bandeira de Pato Branco, e reconhecer a importância dos pioneiros de nosso município é uma das atuações dos vereadores.

Honraria

O Título de Cidadão Honorário é a mais alta honraria que uma pessoa não nascida no município recebe da Câmara de Vereadores. A cidadania honoraria equipara a pessoa homenageada a uma adoção oficial. A pessoa agraciada passa a ser um irmão, um conterrâneo, uma pessoa da terra natal.

Mais do que prestar uma homenagem, a solenidade de outorga do Título de Cidadão Honorário significa prestigiar e reconhecer o trabalho de pessoas que tenham se dedicado a atuar de forma exemplar, tanto eticamente quanto moralmente, e por prestar relevantes serviços à cidade, ajudando no seu desenvolvimento e na promoção do bem comum.

Na solenidade, o presidente da Câmara de Vereadores, Joecir Bernardi (PSD), iniciou a solenidade enaltecendo a participação de Pernambuco na construção da história da cidade e que é unanimidade, entre todos, a importância dele e do seu trabalho. “A cidade que já te acolheu, hoje lhe reconhece, oficialmente, como pato-branquense”, afirmou.

Robertinho da Luz Dolenga, Vilmar Luiz Ferri [Ligeirinho] e Rui Bodanese realizaram a homenagem para Pernambuco em nome dos amigos, compadres e companheiros das turmas de encontros e do futebol, relembrando fatos passados e falando sobre a personalidade inclusiva, solícita e irreverente de Pernambuco, que prega peças nos amigos e acolhe a todos, organizando confraternizações com diligência e alegria, promovendo descontração, integração e a formação de laços de amizades entre todos.

A esposa de Pernambuco, dona Helena Maria Silva, falou da convivência com o marido e da importância do Título, agradecendo a Câmara de Vereadores e todo o povo pato-branquense pela homenagem realizada para o esposo e pai de seus filhos.

O vereador Marcos Marini disse se sentir muito honrado em ser o autor da proposta de homenagem e que o escolheu em virtude de três principais pilares, “econômico-profissional, que, com seu trabalho nas artes gráficas, criou imagens que ultrapassaram as fronteiras pato-branquense e até brasileiras, com rótulos, outdoors, logomarcas, entre tantos outros; social-desportivo, nas atividades comunitárias, religiosas, grupos de amigos e interações sociais, como atleta, representando Pato Branco, e como presidente do time da cidade e fundador de escolinhas de base; e histórico-patrimonial, com a criação da bandeira do município, nosso maior patrimônio público”.

Retrospectiva

Emocionado, após as homenagens, Pernambuco fez, por meio de fotos, uma retrospectiva de sua vida, contando do nascimento, infância e início da adolescência, no estado de Pernambuco, e a vinda para Pato Branco, seus primeiros trabalhos, enquanto pioneiro da serigrafia, a atuação no futebol e o início das amizades e a construção de sua família.

“Eu tenho muito orgulho de tudo que foi falado aqui e de todos que vieram participar desse momento comigo. Eu tive muita sorte na minha vida, eu fui bem acolhido quando aqui cheguei, sempre amparado por boas amizades. Aqui conheci a dona Helena, professora, e com ela passei e passo vários momentos, tanto de dificuldades, como de ensinamentos e de parceria. Eu agradeço por estar com ela e com ela ter criado nossos dois filhos maravilhosos. Eu agradeço de coração a todas as famílias pato-branquenses que nos acolheram e nos acolhem até hoje, aos amigos de ontem, hoje e sempre e agradeço a Deus, pelo maior presente, a minha família. Obrigado a todos, se não fossem vocês, eu não estaria aqui”, finalizou Pernambuco.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.