Medias extras para previsão frio extremo

O veranico registrado nos últimos dias no Sul do Brasil está em vias de acabar. Já na semana passada os serviços de meteorologia dos três estados do Sul, principalmente, passaram a alertar para uma nova frente fria avançando pela região.

Nessa segunda-feira (26), o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) publicou que “uma frente fria avança pelo estado do Paraná nesta terça-feira [27] e deixa o tempo instável e com registro de chuvas em vários momentos”, a nota segue ainda informando que com estas condições, não deveriam se formar geadas no Paraná.

Na prática, a chuva que vem sendo prevista deve, segundo os serviços de meteorologia, voltar a apresentar as baixas temperaturas já ao longo desta terça.

No caso de Pato Branco de acordo com o Simepar, condições típicas de inverno, como temperaturas baixas, devem ser observadas na quarta-feira (28).

O instituto vem prevendo mínima de -1ºC e máxima de 10ºC, já para a quinta-feira (29) a mínima prevista é de -2ºC e a máxima deve repetir a experiência do dia anterior. As mínimas não devem chegar na casa dos dois dígitos em Pato Branco segundo o Simepar, pelo menos até 9 e agosto, quando em se confirmando a previsão feita pelo instituto, deve ser registrada também a maior máxima do período, 26ºC.

Também de acordo com o instituto, o primeiro dia de agosto deve ter a menor variação de mínima e máxima, 9ºC e 11ºC, respectivamente.

População vulnerável

Com a nova frente fria chegando, a Secretaria de Assistência Social de Pato Branco realizou na tarde de ontem, uma reunião, que envolveu além de servidores que trabalham diretamente no resgate de pessoas em situação de vulnerabilidade, mas também entidades como o Albergue Bom Samaritano, que vai manter ronda diária das 8h às 22h, e da Missão SOS Vida, que estará à disposição para abrigar pessoas em situação de rua.

De acordo com a secretária Bárbara Slonski Delboni Padoan, algumas ações já foram realizadas nas primeiras ondas de frio, na semana de 29 de junho e na primeira quinzena de julho.

A secretária destaca como ações realizadas a doação dos cobertores que foram arrecadados com a Receita Federal, e brechós, com doações de roupas da comunidade.

Segundo Bárbara, para que novos brechós sejam realizados é necessária mais uma vez a colaboração da comunidade com novas doações de roupas de inverno, no que ela inclui como itens que são necessários, meias e roupas masculinas, contudo, o pedido é de que as doações se concentrem na Secretaria, que fará o repasse.

Também foi debatido na reunião e destacado a orientação, para que seja evitado entregar esmolas, cobertores e roupas diretamente às pessoas em situação de rua. “A abordagem tem os meios para atender estas pessoas, pois queremos tirá-las desses espaços e devolver a dignidade junto às estratégias que o município oferece: de saúde, tratamento e resgate”, disse Bárbara.  

De acordo com a secretária, hoje, Pato Branco não tem ninguém em situação de rua, no entanto, o pedido é para que em observando alguém nesta situação, deve ser acionada a Abordagem Social, informando o local e a descrição da pessoa. Caso a pessoa esteja inconsciente, deve ser acionado o Samu imediatamente.

Trabalho de monitoramento é realizado constantemente junta ao Terminal Rodoviário, para saber se pessoas de outras localidades e que desembarcam em Pato Branco estão precisando de acolhimento.

Atendimentos

Ao término da reunião também ficou definido que além de pessoas que se encontrarem em situação de rua, serão atendidas quem vive em situação de vulnerabilidade, — a Assistência possui um cadastro que consta cerca de 800 pessoas nessas condições — e promovida uma ação com catadores e equipes da limpeza urbana.

“Queremos evitar que o frio traga mais problemas de saúde e sabemos que essas populações podem sofrer ainda mais devido às condições em que vivem. Pedimos a colaboração de todos para que passemos por esse momento sem que ele cause maiores danos”, apontou Bárbara.

A secretária pontuou que a ação “Sabores do Inverno” desenvolvida pelo Provopar terá apoio da Assistência Social.

Por meio dela, cerca de 800 pessoas em situação de vulnerabilidade devem ser atendidas em algum momento.

Na prática a Sabores do Inverno vai entregar uma refeição quente a essas pessoas, momento que Bárbara acredita ser importante para os trabalhadores do acolhimento da secretaria entenderem as reais necessidades de cada família.

SOS Vida

Flavio Cesar Brinkmam, coordenador da Missão SOS Vida revela que além da área destinada aos internos, uma nova estrutura foi criada para atender as pessoas em situação de vulnerabilidade durante a pandemia.

Ainda hoje, eventualmente é desempenhada, mesmo com menor frequência, a ação que marcou o início do projeto, jovens resgatando pessoas em situação de rua, muito embora o maior quantitativo de entradas é de pessoas encaminhadas pela Assistência Social.   

“Na grande maioria das vezes, a Assistência recolhe a pessoa que está na rua e leva na Missão, mas ainda recebemos ligações do pessoal da Paróquia [São Pedro Apóstolo] falando que tem gente precisando de ajuda”, comenta Brinkmam.

Dois Vizinhos

A previsão de frio nos próximos dias, levou a Secretaria de Ação Social de Dois Vizinhos montar um abrigo provisório para as pessoas em situação de rua no município.

O abrigo será montado no Centro Comunitário da Paróquia Santo Antônio de Pádua – Centro Norte. No local, além de um teto para este momento, a secretaria deve fornecer alimentação, roupas e cobertores.

você pode gostar também
Deixe uma resposta