Morre professora que dedicou 53 anos de vida a educação

Nessa quarta-feira (8), faleceu no Instituto Policlínica Pato Branco, aos 78 anos, a professora aposentada pela Rede Municipal de Ensino, Noemia Bez.

Noemia começou a trabalhar com educação no município em 13 de agosto de 1986, e se aposentou em 22 de agosto de 2013, 27 anos, contudo, antes mesmo de ser registrada, já atuava como professora. Ao todo, foram 53 anos dedicados a educação.

Em 2013, ano que se aposentou, o Município prestou homenagem a educadora, que afirmou na oportunidade sentir uma grande dor, pois estava deixando uma família.

““Estou deixando uma família, foram gratificantes todos esses anos, não vi passar. O que eu pude fazer de bom eu fiz, não fiz melhor talvez porque não dava. Se pudesse voltar, eu faria tudo de novo. Estou me sentindo realizada. Fiz o trabalho que tanta gostava e cheguei onde cheguei”, disse ela ao receber a homenagem da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, quando se aposentou. Ela também recordou, que ao longo dos seus 53 anos em sala de aula colecionou várias histórias, passando pelo tempo em que os professores lecionavam para quatro séries ao mesmo tempo e espaço, — sala multisseriada —, fazer a alimentação dos alunos, cuidar da horta e da limpeza da sala de aula. “Era gostoso de trabalhar”, resumiu.

Boa parte da vida profissional de Noemia foi na Escola Municipal Cahoeirinha, na comunidade de Nossa Senhora do Carmo. Lá também foram seus últimos dias como professora.

Publicação feita pelo Município, quando Noemia deixou de lecionar

Moção de Aplauso

Em 2012, Noemia também foi homenageada com Moção de Aplauso na Câmara Municipal de Pato Branco.

A proposição feita, em novembro daquele ano, pelo então vereador Laurindo Cesa destacou que “o papel do professor sempre será o mesmo, não podemos substitui-los por mais avançada que a sociedade ou a tecnologia sejam o Professor é uma peça fundamental. · Para ser um professor é necessário acima de tudo ter amor pelo que se faz, e é esse o segredo da professora Noemia Bez, ela que a mais tempo de carreira no magistério tem dentro da rede municipal de ensino de Pato Branco.”

Também foi recordado que “sua paixão ao ensino teve início quando ainda criança, chegou a fazer a 4ª Série por duas vezes, não por que havia reprovado, mas sim por não querer ficar longe da escola e parar de aprender.”

Ainda de que “aos 14 anos, passou a auxiliar as professoras, ajudando nas aulas. Noemia decidiu ser professora por que gostava de trabalhar com crianças, quando começou a lecionar, dava aulas no antigo sistema multisseriado, aonde alunos de 1ª, 2ª, 3ª e 4ª Séries permaneciam todos em uma única sala de aula e apenas uma professora era responsável por ensinar a cada série os conteúdos referentes.”

Com o término do sistema multisseriado, quando as escolas foram nucleadas, Noemia passou a dar aulas também no sistema individual de séries, presenciando de perto a transformação da educação, que se transformou ao longo dos anos em que esteve do lado de dentro das paredes da escola incluindo as mudanças no comportamento dos alunos.

Manifestação

Na manhã desta quinta-feira (9), a Câmara de Pato Branco voltou a prestar homenagem a Noemia, desta vez, em nota de pesar.

“A Câmara de Vereadores de Pato Branco, por meio de seus servidores, vereadores e assessores, lamentam, com pesar, o falecimento de Noemia Bez, ocorrido nesta quarta-feira (8)”, na manifestação também lembra a Moção de Aplauso concedida a educadora.

Sepultamento

O corpo de Noemia Bez está sendo velado na Funerária Prever, até às 12h. O sepultamento será no Cemitério Municipal do bairro Bortot.

você pode gostar também
1 comentário
  1. Eder Ortolan Diz

    Muito valiosa essa deferência à Professora Noemia Bez. Uma lutadora incansável pela educação. Um exemplo e inspiração para seus alunos e amigos. Parabéns ao jornal por dedicar esse espaço a essa mui querida pessoa.

Deixe uma resposta