Município deve reformular trechos com rotatórias

O Município de Pato Branco, por meio do Departamento Municipal de Trânsito (Depatran), possui um projeto de reformulação dos trechos da Avenida Tupi que contam com rotatórias. Segundo informações do departamento, as mudanças devem ser feitas para melhorar o fluxo de veículos onde as análises identificaram a necessidade de melhorias.

As modificações envolvem a redução do diâmetro de rotatórias, e a substituição por semáforos. De acordo com Francieli Catusso Tamagno, chefe do Depatran, a previsão é de que as modificações sejam feitas gradativamente, já a partir do ano que vem.

Diminuídas

De acordo com Francieli, a rotatória na Avenida Tupi que permite acesso à rua Olavo Bilac, na região do bairro Bortot, deverá ficar menor para que seja possível a passagem de veículos nas duas pistas, contribuindo para desafogar o fluxo de veículos. O espaço é conhecido como rotatória do anjo.

Também será diminuída a rotatória da Avenida Tupi com a Rua Iguaçu, ao lado das lojas Pernambucanas e da praça Presidente Vargas. Além de permitir o melhor fluxo, a mudança também pretende facilitar o trânsito de veículos utilitários maiores.

Na região sul da cidade também será diminuída a rotatória da Avenida Tupi, que também permite acesso a Travessa Cruz Alta, no bairro Cristo Rei, próximo a indústria de móveis Gava.

Ainda na região sul será reduzida a rotatória do bairro São Cristóvão, que permite o acesso pela Avenida Tupi também os bairros Alvorada e Santo Antônio.

Semáforos

Algumas rotatórias serão retiradas completamente e substituídas por semáforos. Na ligação da Avenida Tupi com a rua Nereu Ramos, próximo ao Posto Patinho, a retirada da rotatória e a perfuração para a instalação dos braços do semáforo estava programada para iniciar esta semana. Segundo Francieli, os trabalhos devem ser concluídos até a semana que vem.

Também serão substituídas por semáforos as rotatórias da Tupi com a rua Sete de Setembro, próxima a concessionária Fipal, região de acesso aos bairros Baixada, São Vicente e Santa Terezinha; e a rotatória do posto Seis Rodas, que dá acesso à região sul da cidade e aos bairros Pinheirinho e Cristo Rei. No trecho também deverá haver mudanças no fluxo das vias adjacentes.

A rotatória do Ponto Quente, na região do bairro Cristo Rei, também será substituída por um semáforo.

Elevado

A modificação mais significativa deve ser realizada na rotatória do alto da Avenida Tupi, próximo ao posto Novo Milênio, na região do bairro Cristo Rei.

Francieli explica que um elevado deve ser feito no local, por conta da confluência de várias ruas. “A gente vai precisar talvez mudar o fluxo das vias adjacentes, e fazer um elevado. Foi a melhor saída que nós encontramos por enquanto”, explicou.

Sem alterações

Permanecerão sem modificações as rotatórias da rua Iguaçu com a Guarani, na Praça Presidente Vargas; da Tupi com as ruas Tamoio e Xavantes, próximo a Rozimbo Peças; e do bairro Alvorada, que permite acesso à rua Princesa Izabel, na região sul da cidade.

você pode gostar também
2 Comentários
  1. Celito Antonio Ponzoni Diz

    Finalmente o bom senso. Ridículo essas rotatórias enormes, afunilando duas vias numa só. Faz anos que venho reclamando disso nas redes sociais com vereadores e discutindo com amigos. Em horários de pico, fica intransitável, ainda mais que, muitos motoristas nao conhecem regras de transito, e nao permitem os que vem na faixa da esquerda, entrem alternadamente na rotatória. Tem que reduzir todas!

  2. […] 17 de dezembro de 2021, o Diário do Sudoeste publicou uma matéria informando sobre o anúncio de retirada da rotatória e de outras do […]

Deixe uma resposta