Município reforça convocação para a segunda dose da vacina contra a covid

A Secretaria Municipal de Saúde de Pato Branco está intensificando o apelo à população que recebeu a primeira dose da vacina contra a covid-19, para que complete o esquema vacinal, seguindo a anotação feita na carteira de vacinação.

Segundo dados do Vacinômetro no site do Município, até a segunda-feira (14), 25.544 pessoas receberam a primeira dose (D1), e 9.897 a segunda (D2).

Com isso são duas as convocações feitas pela coordenação do Programa Municipal de Imunização.

A primeira é direcionada as pessoas que receberam dose da CoronaVac, do Instituto Butantan. O pedido é que aqueles que receberam a D1, há mais de 28 dias e ainda não tomaram a segunda dose, liguem para o telefone (46) 98421-4088 ou na Unidade Básica de Saúde (UBS) do seu bairro, para garantir o reforço.

De acordo com Emanoeli Stein, a população vem buscando completar o esquema vacinal, contudo, algumas pessoas positivaram para covid-19 no intervalo entre a primeira e a segunda dose, o que atrasou algumas aplicações.

Ela também revela que a equipe vem realizando busca ativa, — quando profissionais da saúde entram em contato com os telefones repassados no momento da primeira aplicação, para identificar o motivo do não retorno —, “e não estamos conseguindo contato com essas pessoas”, diz Emanoeli, revelando que o número é bastante baixo de pessoas que ainda devem receber a segunda dose da CoronaVac.

“Nossos atrasos, estão acontecendo pelo fato da pessoa não poder tomar a segunda dose”, enfatiza a coordenadora do programa municipal.

A Sociedade Brasileira de Imunizaçoes (SBIm), orienta esperar pelo menos quaro semanas após o início dos sintomas.

Especialistas destacam ainda que todos os imunizantes disponíveis no momento no Brasil, somente tem eficácia garantida com a aplicação das duas doses. Por isso, é importante que a população que já recebeu a primeira dose da vacina, fique atenta as anotações feitas na carteira de vacinação.

AstraZeneca

Também nessa terça-feira (15), foi anunciado mudança de local, para a aplicação das segundas doses, dos trabalhadores de saúde de 50 anos ou mais que receberam a primeira dose no dia 29 de março; de trabalhadores da saúde de 40 anos acima que receberam a primeira dose em 31 de março e de estudantes que trabalham em hospital e que receberam a primeira dose no dia 9 de abril.

Para estes três grupos, a aplicação da D2 estava prevista para o Largo da Liberdade, porém, foi remanejado para o Parque de Exposições, das 14h às 19h, do domingo (20).

Tanto para receber a segunda dose da CoronaVac, como da AstraZeneca, é necessário apresentar documentos pessoais e carteira de vacinação.

você pode gostar também
Deixe uma resposta