Nas férias, crianças são atraídas ao Largo da Liberdade por projeto de recreação

Iniciativa é o primeiro passo para a retomada das Ruas de Lazer nos bairros já no mês de fevereiro

Iniciado no 3 deste mês, o Recreação no Largo, que vem atraindo principalmente crianças nas atividades esportivas e recreativas, de segunda-feira a sábado no Largo da Liberdade em Pato Branco, segue até o dia 22 de janeiro. Porém não são apenas crianças que estão disfrutando das ações e de momentos de lazer no espaço público que fica no bairro La Salle, todas as tardes, é possível observar um considerável número de pais e avós que acompanhas os menores neste momento de férias.

Coordenador de recreação da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, Fernando Henrique Mayer pontua que as crianças têm a opção de lazer que variam de pintura, a bola de sabão gigante, mas também a prática de mini esportes, como tênis e basquete.

Por dia, o atendimento das crianças varia de 100 a 200. “Existe uma boa procura da comunidade pelas atividades”, comenta Mayer, ao revelar que algumas crianças se tornaram frequentadores assíduos da ação.

“Sabemos que é um período de férias das crianças, e que pode acontecer dos pais estarem trabalhando e esta atividade no largo acaba sendo um momento de integração e de atividades [fora do ambiente domiciliar]”, afirma o coordenador das ações falando em uma grande interação entre os pequenos.

Também de acordo com Mayer o Recreação no Largo vem possibilitando mensurar a quantidade de pessoas de outras localidades que visitam Pato Branco e que acabam por usufruir da estrutura do Largo da Liberdade.

Ampliação

Com alguns setores da própria prefeitura e férias, assim como grande parte dos servidores da secretaria de Esporte e Lazer de Pato Branco, Alexandre Zocche, secretário da pasta, revela ser este o motivo de as ações esportivas e de lazer iniciarem pelo Largo.

Contudo, ele comenta que a intenção é de que com o retorno de boa parte dos servidores e já em fevereiro, as Ruas de Lazer, — interrompidas por quase dois anos devido a pandemia de covid-19 —, voltem a acontecer nos bairros.

“Nosso objetivo é que possamos proporcionar um momento diferente de lazer, de confraternização dentro bairro e utilizando os espaços que o município possui, mas também outras áreas que sejam adequadas para levarmos essas atividades”, comenta Zocche, ao recordar que o Recreação no Largo segue até o sábado, dia 22 de janeiro, e que já na segunda-feira (24) toda a equipe retorna das férias para as atividades normais do ano.

A intenção da secretaria, é de que a contar de fevereiro, dois sábados por mês, sempre a tarde, sejam desenvolvidas ações recreativas nos bairros, mas também com a atuação de outras entidades do município.

Centro aquático

Neste momento, o Centro aquático do Largo da Liberdade também está com as atividades suspensas devido as férias.

Zocche explica que a equipe do centro também retorna na segunda, dia 24, mas as aulas no dia 31.

De acordo com o secretário, quem quiser fazer parte de alguma das atividades do Centro Aquático (natação ou hidroginástica), deve comparecer no local, a partir do dia 24, ou ligue no 3220.6089 para obter as informações, no entanto, Zocche antecipa, que em 2022 serão retomadas as aulas com crianças a partir dos seis meses de idade.

Ainda de acordo com ele, quem estava nas atividades de 2021 e refez sua matrícula permanece para 2022, mas também serão abertas novas turmas.

Zocche afirma que a programação do ano foi elaborada com base nos índices epidemiológicos do final de 2021, quando os casos de covid-19 tinham baixados. Porém, ele revela que algumas ações já devem ser definidas nas primeiras reuniões do Comitê de Enfrentamento da Pandemia em Pato Branco.O primeiro encontro é aguardado para esta quinta-feira (13).

Serviço:

Atividade: Recreação no Largo

Local: Largo da Liberdade

Até quando: 22 de janeiro

Horários: segunda a sexta-feira das 16h às 20h

sábados das 16h às 18h

Importante: Em caso de chuva, as atividades são suspensas temporariamente

Fotos: Marcilei Rossi/Diário do Sudoeste

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.