Nova Sala de Vacina Central é inaugurada em Pato Branco

A Prefeitura de Pato Branco, através da Secretaria de Saúde, inaugurou nesta terça-feira (31) a nova Sala de Vacina Central. O novo espaço se encontra na rua Paraná, 671, no Centro, em frente ao Hospital do Câncer.

Com 150 m², o local possui recepção, banheiros, duas salas para aplicação das vacinas e sala de estoque.

De acordo com a coordenadora do Programa de Imunização do município, Emanoeli Stein, a Sala de Vacina Central atende em média 250 pessoas por dia. Com isso, o espaço deve acomodar de forma mais eficiente toda a população que busca pelo serviço.

“O novo local foi pensado para acomodar a população central que busca a vacinação no município”, afirma, ao citar que o local antigo, que vinha sendo utilizado há muitos anos, era inadequado. “Não tinha sala de espera e ainda enfrentávamos outras dificuldades para atender a demanda que procurava pela vacina”.

Com a inauguração desse novo espaço, Emanoeli pontuou que as ações de imunização devem acontecer de forma mais eficiente em Pato Branco.

Para a secretária de saúde, Lilian Brandalise, a inauguração dessa nova sala de vacinação vai proporcionar maior comodidade para a população, já que “o espaço antigo era ruim, apertado e não acolhia muito bem as pessoas”.

“Agora teremos mais espaço para acolher as pessoas que precisam de vacina e por isso foi realizada essa mudança, para que a gente possa acolher melhor principalmente as crianças, deixá-las mais tranquilas e proporcionar para os pato-branquenses maior acolhimento”, destaca Lilian.

Atendimento

A nova sala de vacinação iniciou o atendimento na terça-feira (31). Dessa forma, a população do Centro que precisa aplicar alguma vacina já pode se dirigir até o local. O horário de funcionamento continua o mesmo, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h30.

Ações de imunização

Atualmente, a Secretaria de Saúde de Pato Branco está realizando vacinação contra a covid-19, contra o sarampo e contra o vírus da gripe. Confira o cronograma:

  • Quarta (1°) e quinta-feira (2): 1° reforço contra a covid-19 para a população geral acima de 18 anos que receberam a D2 até 02/02/2022; gestantes e puérperas acima de 12 anos que receberam a D2 até 02/02/2022; dose adicional para imunossuprimidos acima de 12 anos que receberam a D2 há 56 dias e dose 4 para os que receberam adicional há 4 meses. Nessas datas também será aplicado a dose 2 em idosos acima de 60 anos que receberam o 1° reforço até 02/02/2022. Essa ação acontecerá na Sala de Vacina Central e nos bairros.
  • Quarta-feira (1°): Nesta data acontecerá a repescagem da dose 1 contra a covid-19 para a população acima de 12 anos completos, somente na Sala de Vacina Central.
  • Campanha contra a gripe: A vacina contra o vírus da influenza foi aberta para crianças entre 5 e 11 anos. Com isso, o grupo, com outros grupos prioritários, podem receber o imunizante. Na quarta-feira (1°), a Secretária de Saúde definiu um horário especial para aplicação do imunizante, na Sala de Vacina Central e nas Unidades de Saúde dos bairros Novo Horizonte, Morumbi, Industrial e no Distrito de São Roque do Chopin, das 17h às 19h30.
  • No sábado (4), um novo dia D da campanha será realizado, das 9h às 16h, na Sala de Vacina Central, na Praça Presidente Vargas e Salas de Vacinas dos bairros Novo Horizonte, São Cristóvão, Pinheirinho, Industrial, Morumbi, São João, Planalto, Bortot, Vila Esperança, Fraron e no Distrito de São Roque do Chopin.
você pode gostar também
Deixe uma resposta