Número de acidentes no perímetro urbano aumentaram

Comparativo do primeiro semestre deste ano, com 2021 demonstram acréscimo nas ocorrências atendidas pelo Pelotão de Trânsito do 3º BPM

Com uma maior imunização da população contra a covid-19, a volta a “normalidade”, vem apresentando o aumento no trânsito de Pato Branco, e por agravante, elevação do número de acidentes.

A pedido do Diário do Sudoeste, o Pelotão de Trânsito do 3º Batalhão da Polícia Militar (3º BPM), realizou comparativo das ocorrências atendidas em Pato Branco de 1º de janeiro a 30 de junho deste ano, e do mesmo período do ano passado.

Levando em conta dos dados do Boletim de Acidente de Trânsito Eletrônico Unificado (Bateu), foram registrados 419 acidentes, nos primeiros seis meses de 2021, no mesmo período deste ano, foram 519 ocorrências. Ou seja, um aumento de 160 registros.

De acordo com o levantamento, em 2021, três pessoas perderam a vida no trânsito urbano de Pato Branco, — dois óbitos posterior e um óbito no local. Em 17 ocasiões não houve relato de feridos, outras 721 pessoas que se envolveram em acidentes não se feriram, enquanto que outras 120 tiveram ferimentos.

Já em 2022, foram registrados quatro óbitos no perímetro urbano, em decorrência de acidentes, nos primeiros seis meses. Todos após atendimento do local, ainda 130 pessoas tiveram ferimentos e mil não se feriram.

Tipos de acidentes

Tanto no ano passado como em 2022, as colisões lideram os tipos de acidentes. Em 2021 foram 126 colisões transversais; 113 laterais e 101 traseiras. Completam a lista das ocorrências: 71, choques; 36, colisões frontais; 20, não identificados; 16, atropelamentos; 15, quedas de moto; 15, acidentes complexos e quatro capotamentos.

Em 2022, os tipos de acidentes em sua grande maioria se repetiram no ranking de ocorrências, as exceções são as colisões laterais que passaram a liderar as estatísticas de acidentes, 167; seguidas de colisões transversais, 130 e traseiras, 115. Foram 89 choques; 45 colisões frontais; 29 não identificados; 20 acidentes complexos; 14 atropelamentos; sete quedas de moto e quatro capotamentos.

Com ralação aos veículos envolvidos, o levantamento do Pelotão de Trânsito aponta a presença de automóveis em acidentes, seguido de motocicletas e caminhões. Em todos os casos houve crescimento do índice de 2021 para este ano.

Atropelamentos

Tanto no primeiro semestre do ano passado, como no mesmo período deste ano, foram registrados pelo Pelotão de Trânsito, cinco atropelamentos em Pato Branco.

Em 2021, em quatro registros houveram vítimas, já neste ano, foi observada uma pequena redução, em três ocorrências houveram vítimas.

Dia e hora

No primeiro semestre de 2022, as 17 horas, passou a ser o horário com maior quantidade de registros, 52, envolvendo 120 veículos.

No mesmo período do ano passado, os horários das 11 e das 15 horas, foram observados a maior quantidade de ocorrências, 44 cada. Contudo, as 17 horas, segundo horário com maior número de registros, foi quando se teve maior quantidade de envolvidos, 101.

Com relação ao dia da semana, a sexta-feira, tanto neste ano como no ano passado, é o dia com maior quantidade de registros, 105 em 2021 e 111, em 2022.

No entanto, nos primeiros meses em que a população passou a receber doses de imunizantes contra a covid-19, as ocorrências de sexta e sábado foram as que tiveram maior quantidade de envolvidos, 240 e 245 respectivamente.

Nos primeiros seis meses deste ano, foram 276 ocorrências nas sextas-feiras.

Consumo de bebida alcóolica

Conforme o levantamento do Pelotão de Trânsito, nos seis primeiros meses de 2021, foram 163 flagrantes de consumo de bebida alcoólica antes de assumir a direção do veículo. Também foram registrados 17 casos de embriaguez ao volante. Fevereiro, foi o único mês que não houve registro de condutor identificado pelo crime de embriaguez.

No comparativo com o ano passado, o número de ocorrências, onde o condutor foi flagrado após ter ingerido bebida alcoólica teve uma pequena redução. Foram 143 registros. Ao mesmo tempo, foram duas ocorrências a mais de embriaguez associada a direção.

Somente em junho deste ano, foram registrados cinco acidentes, onde os condutores estavam embriagados.

Pelotão de Trânsito realiza fiscalizações periodicamente

O comandante do Pelotão de Trânsito do 3º BPM, tenente Anderson Carlos de Pauli comenta que ações de fiscalização são realizadas periodicamente, com maior frequência aos finais de semana.

Nestes casos, “as infrações mais observadas são, o uso de celular ao volante, falta do uso do cinto de segurança, documentação do veículo pendente de pagamento, e alterações das características originais do veículo, tais como rebaixamento da suspenção, e escapamento das motocicletas que emitem ruído além do permitido.”

 O Pelotão de Trânsito tem condições de realização de Blitz da Lei Seca? Esta é uma medida eficiente, ou o trabalho tem que ser de educação de trânsito?

Tenente de Pauli: Sim, no momento o 3ºBPM tem a disposição 15 etilômetros aferidos, pronto para serem usados em fiscalizações da Lei Seca. A medida é eficiente para o momento em que está sendo aplicada, porém é fundamental a educação no trânsito com campanhas educativas de conscientização para um trânsito mais seguro. Inclusive seria fundamental ser aplicada já como disciplina escolar, conscientizando as crianças da importância de um trânsito mais seguro. 

O senhor acredita que a implantação de lombadas eletrônicas, seja uma medida eficiente para coibir os acidentes de trânsito?

Sem dúvida, a implantação de lombadas eletrônicas em nosso município diminuiria o número de acidentes bem como sua gravidade, pois, a causa de muitos acidentes e da gravidade deles é devido à alta velocidade dos veículos.

Ruas com mais acidentes primeiro semestre de 2022

Avenida Tupi       145

Tocantins             54

Itacolomi              39

Avenida Brasil     32

Itabira   31

Paraná   28

Caramuru 28

Tapir      22

Tamoio 18

Ararigbóia            18

Guarani 16

Itapuã   16

Pedro Ramires de Melo     15

Xingú     15

Iguaçu   14

Osvaldo Aranha  14

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