Ordem Franciscana Secular de Pato Branco recebe Relíquia de São Francisco

Nesta terça-feira (30), a Paróquia São Pedro Apóstolo recebe uma imagem e a Relíquia de São Francisco, que passam por peregrinação por todo o Brasil em comemoração ao jubileu dos 800 anos da Ordem Franciscana Secular (OFS), ocorrida em 2021.

Para celebrar esse momento da sua história, o Conselho Nacional da OFS pensou em peregrinar, por todas as fraternidades do Brasil, uma imagem e uma Relíquia de São Francisco, sendo que a imagem foi um presente da cúria geral dos Frades Menores Capuchinhos e a Relíquia, que se trata de um fragmento de osso, foi ofertada pela cúria geral dos Frades Menores Conventuais. Ambas vieram de Assis na Itália.

Conforme Vilson Dalla Costa, formador da OFS e membro do Conselho Regional do Paraná, essas são fraternidades de pessoas leigas que vivem, estudam a praticam o carisma franciscano.

A peregrinação teve início no estado de São Paulo, na fraternidade das Chagas do Seráfico Pai São Francisco, no dia 20 de setembro de 2015, e tinha previsão de conclusão para o ano de 2021, ano jubilar. Com a pandemia, a peregrinação foi momentaneamente suspensa, retornando em março de 2022, e será concluída em abril de 2023. No mês de agosto, depois de passar pelo estado de Santa Catarina, chegou ao Paraná. As peças vieram, para Pato Branco, de União da Vitória.

Programação

A Relíquia e a imagem chegam na tarde de hoje e passam, primeiramente, pelo Asilo São Francisco de Assis e o Mosteiro Nossa Senhora de Fátima. Depois, elas serão apresentadas à comunidade em celebração na Igreja Matriz São Pedro Apóstolo. A imagem e a Relíquia serão conduzidas à Casa Paroquial Fraternidade Frei Galvão.

Na quarta-feira (31), elas serão apresentadas na celebração das 7h da Matriz São Pedro Apóstolo. Em seguida, às 9h, seguem para a casa dos irmãos do Serviço de Enfermos e Idosos – SEI. Às 13h30 vão até a Capela São Francisco, do bairro Bortot, e às 14h30 seguem para a unidade prisional. Já às 16h continuam sua peregrinação ao SOS Vida e, depois, às 17h, retornam à Matriz, quando estarão disponíveis para visitação. Às 19h30 será realizada uma celebração eucarística de profissão. “Teremos a profissão definitiva de quatro irmãs na Fraternidade. Elas já tiveram o tempo de estudo, que é um ano de período de iniciação e mais dois anos de formação. Elas estarão professando o carisma franciscano nesta missa”, diz Dalla Costa.

Após a celebração, a Relíquia e a imagem serão levadas para o Convento das Irmãs Franciscanas da Beata Angelina.

Na quinta-feira, último dia das peças em Pato Branco, haverá oração e despedida da Imagem e Relíquia no Convento das Irmãs Franciscanas da Beata Angelina a partir das 9h. Em seguida, elas seguem para a Fraternidade Franciscana, em Guaraniaçu.

você pode gostar também
Deixe uma resposta