Para novo presidente da Acepb, participar dos núcleos é essencial para exercer o associativismo

Luan Ruaro Marcante tomará posse no mês de março e falou sobre seus projetos para o mandato e também para os núcleos empresariais

Nesse mês de março, a Associação Empresarial de Pato Branco (Acepb) dará posse ao novo presidente, o empresário Luan Ruaro Marcante. Em entrevista exclusiva ao Diário do Sudoeste, Luan falou sobre os núcleos empresariais, sobre os projetos para seu mandato e sobre o funcionamento do sistema associativista.

Os atuais núcleos são de Academias, Empretecos, de Eventos, das Mecânicas, de RH, Empreendedor Jovem, da Mulher e os dois novos núcleos criados este ano, de Corretores Imobiliários e dos Empresários. Para Luan, os núcleos são o elo entre Associação e comunidade, para que os associados possam exercer o associativismo e nos núcleos, formar novas lideranças. “É um desafio para um coordenador representar um setor, representar os jovens e as mulheres, exige dedicação e senso de liderança. Por isso que participar de um núcleo da entidade é exercer associativismo na sua essência, buscando transformar o meio em que vivemos, fazendo de Pato Branco uma cidade melhor em todos os sentidos, em qualidade de vida, em empreendedorismo, em ambiente inovador e melhorando o ambiente produtivo”.

Segundo o novo presidente, 80% dos membros da diretoria da associação participaram ou ainda participam de algum núcleo, o que demonstra a capacidade que eles possuem para desenvolver novas lideranças empresariais. Estimular as ações dos núcleos, para Luan, é um desafio, que pode ser vencido através da unidade entre os grupos, e que em sua administração haverá espaço para os núcleos apresentarem seus planos de projetos e ações. “Para isso, trimestralmente terão espaço na reunião de diretoria para expor suas ações e próximos projetos. Pretendemos realizar este ano a primeira Assembleia Geral dos Núcleos também”.

Sobre o setor moveleiro, Luan abriu a possibilidade de criar um núcleo – já que a missão inicial é dobrar o número atual de núcleos – por conta da necessidade de soluções unificadas, como por exemplo, na destinação dos resíduos. “Uma vez que o município não pode mais receber estes materiais, a Associação vem fazendo o papel de reunir os empresários do ramo, a fim de os organizar a ponto de encontrar uma solução conjunta que seja benéfica a todos. Sabemos que Pato Branco possuí um setor moveleiro pujante e em pleno crescimento, por isso essa organização é tão importante”. 

Já sobre as novidades de 2023, uma delas, o núcleo dos Corretores Imobiliários, que segundo Luan, tem por objetivo valorizar e unir os corretores de imóveis, para que cresçam em profissionalismo e ética. “Os objetivos centralizam-se na valorização e união da profissão de Corretores de Imóveis, profissionalizando, capacitando e atuando com ética”. O novo presidente ainda ressaltou a atuação desse núcleo, que conforme ele, não se eximirá de questões de debate público, como Plano Diretor e o Plano Venal dos Imóveis. “Com ações ainda embrionárias, mas com perspectivas de pleno crescimento, o núcleo visa participar sim destas importantes decisões a nível estratégico de Pato Branco, uma vez que vivem o setor imobiliário no seu dia a dia e podem nortear diversas discussões referente a revisão do plano diretor, por exemplo”, finaliza.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.