Pato Branco está entre as cidades mais inteligentes do Brasil

Foto: Arquivo PMPB

O município de Pato Branco recebeu o selo Connected Smart Cities, um marco de reconhecimento pelas boas práticas e pelo espírito inovador, criativo e sustentável do município.

Pato Branco está em 77° lugar do ranking no Brasil, em 20° lugar na região sul e em 9° no paraná.

Katia Bertol, responsável pelo programa Cidades Inteligentes, esteve na Câmara de Pato Branco, na última quarta-feira (26), para explicar o projeto e os eixos avaliados para a conquista do selo. Na ocasião, frisou que o município está caminhando de forma positiva nas iniciativas do programa.

O ranking é composto por 75 indicadores, divididos em 11 eixos: mobilidade, urbanismo, meio ambiente, energia, tecnologia e inovação, economia, educação, saúde, segurança, empreendedorismo e governança. Dezoito estados brasileiros e o Distrito Federal possuem cidades na lista.

De acordo com Katia, uma plataforma chamada Conect Smart Cities elabora um ranking de competitividade de cidades inteligentes e conectadas no Brasil. “É uma consultoria séria e que observa indicadores internacionais, então é importante que a gente olhe com atenção para os indicadores. Isso ajuda a nos guiar”. 

A responsável pelo programa explica que, mesmo os indicadores sendo um mapa, não se deve esquecer de olhar para a cidade e se direcionar também para o que o município pode fazer.

O estudo do Connected Smart Cities 2022 avalia os municípios brasileiros com mais de 50 mil habitantes, abrangendo 680 cidades. O objetivo é mapear aquelas com maior potencial de desenvolvimento no Brasil.

Boas práticas

O selo de cidade inteligente é definido a partir de seis pilares: Planejamento de Cidade Inteligente, Governança de Cidade Inteligente, Ecossistema de Inovação, Planejamento de Infraestrutura e Serviços de TIC, Maturidade para Parcerias Públicas e Privadas e tendência de evolução no Ranking Connect Smart Cities.

Katia destaca que precisa apresentar evidências em todos os eixos para provar o progresso do município em cada setor, além de continuar avaliando os indicadores continuamente em conjunto com as secretarias.

“Nós temos uma cidade em um tamanho muito bom e podemos continuar crescendo de forma estruturada, então essa estrutura que estamos fazendo nos ajudou a melhorar em alguns indicadores”, destaca.

A importância do selo de Connect Smart Cities é apontada pela responsável pelo programa como uma forma de avaliar as boas práticas do município, sendo este item bastante avaliado quando precisa participar de editais.

Mostrar para os outros municípios do Brasil os motivos pelos quais devem compartilhar as boas práticas também é destacado por Kátia, já que é possível evidenciar o que está dando certo e o que está direcionando Pato Branco para um crescimento estruturado. “Quando a gente compartilha boas práticas e conhecimento, todo mundo cresce mais rápido e cresce junto”, conclui.

O Paraná conta com quatro municípios entre os 10 melhores colocados na categoria Meio Ambiente. Francisco Beltrão, no Sudoeste, ficou na quarta posição. Em sexto, sétimo e oitavo lugar estão Pato Branco (Sudoeste), Umuarama (Noroeste) e Curitiba, respectivamente.

você pode gostar também
Deixe uma resposta