Pato Branco realiza projetos para jovens conseguirem emprego

Aline Vezoli*

-- 2 Notícia --

O mercado de trabalho vem enfrentando diversas mudanças ao longo dos anos, que com a inserção da tecnologia, as habilidades necessárias para conseguir um emprego foram atualizadas. Atualmente, é primordial conhecimento em informática, internet e com a chegada da pandemia, entender de redes sociais também é um quesito importante, pois diversos setores passaram a utilizar esse meio para vendas ou relacionamento com o cliente.

Em Pato Branco, segundo o diretor da Agência do Trabalhador, Fabricio Preis de Mello, são disponibilizadas cerca de 350 vagas de emprego mensalmente, sendo que nos quatro primeiros meses do ano, 1786 pessoas foram inseridas no mercado de trabalho.

-- 3 Notícia --

Esse saldo positivo mostra que o município está conseguindo atingir as metas. “Tivemos um número bem elevado de pessoas passando pela Agência e estamos tentando ajuda-las nessa inserção no mercado de trabalho, buscando alternativas variadas para conseguir atingir nossas metas” diz Mello.

O número de pessoas inseridas no mercado de trabalho pela Agência do Trabalhador se deve ao projeto realizado pela Administração Municipal de Pato Branco, que vem realizando ações para desenvolver e qualificar os pato-branquenses.

-- 4 Notícia --

Para o projeto, a Agência do Trabalhador passou a abrir todos os sábados, das 8h às 12h e das 13h às 18h. O foco no período da manhã é na preparação dessas pessoas para a entrevista, auxiliando na forma como o trabalhador se comunica e se expressa. “O treinamento dura em média 40 minutos, é um bate-papo franco do que acontece, um quebra gelo para que os jovens ou pessoas que estão em busca de recolocação estejam preparados para as perguntas e não travem no momento da entrevista”, afirma o diretor.  

No período da tarde, é realizado a confecção de um currículo padronizado, para que o trabalhador consiga entregar um currículo padrão, organizado e centralizado. Desde o início do projeto, que aconteceu em abril, até agora, 100 pessoas foram atendidas, dos quais aproximadamente 70 pessoas já estão empregadas.

Outro projeto citado por Mello é a visita a empresas e indústrias da cidade, para entender o que o empresário está buscando no profissional e o que pode oferecer ao trabalhador que será contratado, assim “saímos com a ideia formada de como disponibilizar a vaga, esse é um diferencial que estamos oferecendo para a população”. 

Para auxiliar os jovens a se capacitar, a Agência fez parcerias com o Senai, Senac e agências bancárias, disponibilizando cursos técnicos aos trabalhadores que buscam qualificação. “Nós estamos filtrando muitas oportunidades, porque precisamos acompanhar a tecnologia e esses cursos podem ajuda-los”, conta o diretor.

Jovem aprendiz

A Agência do Trabalhador também disponibiliza oportunidades para os jovens aprendizes, Mello conta que “no início de maio, tivemos aproximadamente 70 vagas”, além de garantir que abrirá novas contratações em breve, de empresas que “sabem que estamos buscando a capacitação desses jovens, damos possibilidades para ele se capacitarem, saírem da inércia e buscar essas atualizações, pois no futuro fará toda a diferença para a jornada de trabalho deles”, conclui.

Oportunidade para ajudar a família

Segundo o diretor do departamento, a maior procura por emprego na Agência do Trabalhador de Pato Branco vem de adolescentes entre os 14 e 17 anos, interessados em fazer a Carteira de Trabalho e garantir uma oportunidade para auxiliar a família nas despesas ou já ter seu próprio dinheiro. Enquanto isso, os universitários em busca de emprego estão em falta na agência, “temos muita oportunidade boa para eles, principalmente em rotinas administrativas, tem muita vaga, mas temos dificuldade em encontrar profissionais”, conta Mello.

Para o diretor, o que falta é a chance de inserção no mercado de trabalho para esses jovens que buscam um primeiro emprego. “Eles têm vontade, buscam oportunidades, mas falta empresários que estejam dispostos a ensinar, porque é nesse primeiro emprego que vão se desenvolver profissionalmente e colocar em pratica o que viram apenas na teoria. ”, finaliza.

Sindicomércio

O presidente do Sindicomércio (Sindicato Patronal do Comércio Varejista de Pato Branco), Ulisses Piva, afirmou, em nota, que há vagas nos estabelecimentos comerciais da região, mas que são para funções que exigem pessoas com mais capacitação.

“As relações entre as empresas e os consumidores mudaram e o comércio precisa de profissionais com um novo perfil. Estão faltando candidatos preparados para exercer essas funções e as empresas não querem, nem podem contratar pessoas sem experiência, que terão que ser treinadas”, observa.

Ulisses ressalta que a falta de mão de obra qualificada é uma realidade em todo o Estado, e a pandemia, além do envelhecimento da população impactam na necessidade de novos profissionais. “Mas, nota-se a falta de interesse dos mais jovens em se preparar para o mercado. E as empresas estão requisitando pessoas que tenham feito cursos técnicos no Senac e em outras instituições”, completa o presidente do Sindicomércio.

Empresário pedem a busca de capacitação

A presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Fernanda Ody Barp cita a falta de capacitação dos trabalhadores como maior empecilho na hora da contratação, pois “o mercado precisa de mão de obra qualificada, no comércio, na indústria e prestadores de serviços”.

A presidente sugere que as pessoas busquem qualificações e cursos, pois muitos são oferecidos de forma gratuita, para conseguir preencher vagas em aberto que demandam uma maior capacitação.  “Percebemos vagas abertas todos os dias, em redes sociais ou outros meios, precisamos que os trabalhadores busquem se qualificar para preencher essas vagas”.

Para os interessados em obter qualificação para o mercado de trabalho, o Senai e o Senac oferecem diversos cursos gratuitos e em formado EAD para capacitação de trabalhadores. Confira:

Cursos oferecidos gratuitamente pelo Senai

Introdução à segurança cibernética; Desenho arquitetônico; Educação ambiental; Empreendedorismo; Logística; Metrologia; Noções básicas de mecânica automobilística; Segurança do trabalho; Propriedade intelectual; Tecnologia da informação e comunicação.

Para conferir os demais cursos oferecidos pelo Senai, acesse: https://loja.mundosenai.com.br/pr/

Cursos gratuitos oferecidos pelo Senac

Produção de pães caseiros e artesanais; Assistente administrativo; Cabelereiro assistente; Técnicas de confeitaria; Técnico em enfermagem; Técnico em segurança do trabalho.

Para conferir outras opções de cursos oferecidos pelo Senac, acesse: https://www.pr.senac.br/busca/

Atendimento na Agência do Trabalhador

Caso tenha interesse em participar do projeto realizado pela Agência e ter auxilio na elaboração do currículo, basta comparecer aos sábados. O local permanece aberto das 8h às 12h e das 13h às 18h. O projeto estará disponível até o mês de julho.

*Com supervisão de Marcilei Rossi

-- 5 Notícia --
você pode gostar também
Deixe uma resposta