Pato Branco

Pato Branco receberá doses do imunizante Pfizer

Imunizantes da Pfizer/BioNTech são acondicionadas em refrigeração diferenciada - Foto: AEN

Aline Vezoli*

O município de Pato Branco receberá 1.170 doses do imunizante contra a covid-19 da Pfizer/BioNTech. As vacinas serão recebidas pela 7ª Regional de Saúde e entregues ao munícipio para aplicação. Elas integram o lote de 37.440 doses recebidas pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) nesta semana e que devem ser descentralizadas, já na segunda-feira (31), para 21 municípios paranaenses como divulgado na sexta-feira (28).

Segundo o chefe da 7ª Regional de Saúde, Anderson Nezello, as doses do imunizante serão acondicionadas em refrigeração entre 2C° e 8C°e serão divididas entre os grupos de pessoas com comorbidades e com deficiência permanente.

Com durabilidade diferente das outras vacinas já disponibilizadas no município, o imunizante da Pfizer teve sua distribuição levando em consideração a capacidade dos municípios para o armazenamento. A vacina possui validade de seis meses se mantida entre -80C° e -60Cº, se conservada entre -25Cº e -15C° pode ser armazenada por 14 dias e no caso de Pato Branco, será mantida entre 2C° a 8Cº, por isso, após o recebimento, as equipes precisarão aplicar as doses em até cinco dias.  

Nezello afirma que a 7ª Regional de Saúde já foi orientada sobre o armazenamento e utilização das doses e estão organizados para agirem assim chegar. Além de Pato Branco, somente Francisco Beltrão vai receber as doses do imunizante, por fornecerem as condições adequadas para armazenar e distribuir as doses do tempo adequado.

A secretária de Saúde, Lilian Brandalise, afirma que “ter mais doses da vacina e, neste caso, da Pfizer, é importante porque amplia a faixa de cobertura da população vacinada, e isso contribui para que as pessoas, mesmo que contaminadas, porque nenhuma vacina é 100% segura, tenham uma forma mais leve da doença. E esse é o fator mais importante: vacinarmos para continuar essa busca pela imunidade”.

A coordenadora do Programa Municipal de Imunização Emanoeli Stein afirma aguardar o repasse por parte da 7ª Regional de Saúde para realizar o cronograma de utilização das doses.

Imunizantes

Além da confirmação da destinação de imunizantes da Pfizer/BioNTech, na sexta, a Sesa encaminhou para as 22 Regionais de Saúde mais 352.750 doses de vacina da AstraZeneca/Fiocruz.

No caso da 7ª Regional de Saúde foram recebidas 8.190 doses, enquanto que a 8ª RS em Francisco Beltrão recebeu 12.750.

*Com supervisão de Marcilei Rossi

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Para cima