Pato Branco sediará importantes eventos esportivos estaduais em 2024

Pato Branco terá um calendário esportivo intenso em 2024. Na manhã desta quinta-feira (14), o secretário Estadual de Esportes, Hélio Wirbiski, acompanhado do secretário Estadual de Planejamento, Guto Silva, anunciaram eventos de expressão estadual sediados na cidade.

No encontro, realizado no auditório do Largo da Liberdade, foram anunciados os Jogos de Aventura e Natureza – Etapa Sudoeste de 14 a 22 de setembro; o 70° Jogos Escolares do Paraná – Fase Final entre os dias 02 e 10 de agosto e o Paraná Combate de 11 a 15 de setembro.

O secretário de Esportes explicou que os Jogos de Aventura e Natureza devem trazer cerca de quarenta modalidades, reunindo em torno de quatro mil atletas. Além das competições, também estão incluídas modalidades de apresentação e exibição, além de disputas de alto rendimento. O secretário destacou que esta iniciativa não só impulsionará o cenário esportivo, mas também contribuirá significativamente para o turismo local. Para ele, fica evidente o impacto positivo que esses eventos terão na economia da cidade. Em conjunto com os Jogos da Aventura e Natureza, os Jogos de Combate também estão programados, com a participação de três mil atletas já confirmados em quinze modalidades de artes marciais, que competirão por três dias.

Além disso, os Jogos Escolares, considerados, conforme o secretário, os maiores do Brasil, terá a fase decisiva realizada em Pato Branco. Com a participação inicial de cento e trinta mil crianças e jovens, as finais, que acontecerão em Pato Branco, atrairão de sete a oito mil atletas para a cidade. Wirbiski avalia que este influxo de participantes, acompanhados por suas famílias e treinadores, representará um adicional de dez mil pessoas, que permanecerão na cidade por uma semana, praticando esportes e desfrutando das atrações locais. “Se você cuidar do filho, você cuida da família, você encaminha todo mundo. Muita gente fica no assistencialismo e erra. Você tem que cuidar realmente da formação desse menino. Se não for um grande atleta, vai ser um grande cidadão. E através do esporte nós conseguimos fazer isso”, complementou Wirbiski, ressaltando a importância social e educacional do esporte.

O secretário de Planejamento, Guto Silva, destacou a presença do secretário de esportes na cidade para o lançamento e o esforço no sentido de trazer os jogos para Pato Branco. “O esporte é um veículo de cidadania, enfim, de trabalho. Hoje, vamos percorrer por todas as nossas estrelas do esporte, para que a Secretaria (Estadual de Esportes) possa estar próxima e entendermos como podemos trazer mais recursos e ajudar nesse processo”, comentou o secretário de Planejamento, Guto Silva.

O prefeito Rodson Cantu agradeceu o esforço do governo estadual na realização dos eventos e confirmou a intenção de continuar valorizando o esporte local. “Eu acredito que nós temos a receita para fazer um Brasil, um Paraná e um Pato Branco diferente. Só vamos fazer um Pato Branco que queremos quando olharmos, profundamente, em nosso coração e decidirmos que, o que for para ser investido no esporte, vamos investir”, afirmou Cantu.

Também estiveram presentes o deputado estadual, Luiz Fernando Guerra, o secretário de Esportes Alexandre Zoche, vereadores, e representantes de equipes esportivas de Pato Branco.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.