População é desafiada por aplicativo para manter locais livres de focos da dengue

Na terça-feira (8), a Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) divulgou seu informa semanal da dengue, registrando 311 novos casos da doença no Paraná.

De acordo com o boletim, até o momento, 334 dos 399 municípios paranaenses já registraram notificações de dengue, sendo que deste total, 175 confirmaram a doença e 137 autoctoia, ou seja, a dengue foi contraída no município de residência.

Conforme o mais recente boletim da Sesa, Pato Branco está com 336 notificações. Deste total, sete casos são confirmados de dengue e 140 foram descartados, ainda 189 casos estão em investigação.

Também de acordo com o informativo da Secretaria de Saúde do Paraná, todos os casos identificados de dengue, o contato com o mosquito transmissor da doença foi no município.

Desde a terça, o Município vem desenvolvendo o mutirão de limpeza no bairro Vila Izabel, que é tido como um dos pontos com maior índice de focos de larvas.

Outras localidades também são avaliadas como de grande incidência, e devem tão logo seja concluído o trabalho no Vila Izabel receber a ação de limpeza, no entanto, o que é destacado desde a primeira campanha de combate à dengue, é a conscientização da população para não deixar água acumulada, o que facilita a proliferação do mosquito Aedes aegypti.

Dia D

Entre as inúmeras ações de conscientização da população que anualmente são realizadas, neste dia 12 de março, o Sesc promove o Dia D de combate ao mosquito.

A gerente Executiva do Sesc Pato Branco e do núcleo de Palmas, Cledi Nottar afirma que no sábado (12), será montada uma estrutura no Sesc para mais uma vez buscar conscientizar a população quanto a necessidade de manter os locais limpos e sem a água acumulada.

De acordo com Cledi a data foi escolhida devido a retirada dos kits da corrida do Circuito Sesc, que será no domingo (13).

Também segundo ela, a entidade vem promovendo uma espécie de desafio a população por meio de um aplicativo.

Com ele, a pessoa registra o possível foco de proliferação da dengue, registrando em foto o antes e o depois da limpeza. A cada situação anotada, a pessoa vai somando pontos e assim subindo de nível para obter as premiações da campanha.

“As premiações serão entregues para quem conseguir eliminar mais possíveis focos de dengue”, explica Cledi ao lembrar que a ação com o aplicativo segue até 30 de abril deste ano.

Ela também destaca que não é necessário fazer o lançamento dos registros no momento da ação, a pessoa pode armazenar as fotos no celular, e enviar para o aplicativo em um único momento.

você pode gostar também
Deixe uma resposta