Prefeitura de Pato Branco realiza reunião no Largo da Liberdade

Nesta quinta-feira (17) a Prefeitura Municipal de Pato Branco realizou uma reunião ordinária do Comitê de Enfrentamento à Covid-19, no Largo da Liberdade.

Na ocasião, o Prefeito Robson Cantu esteve presente e comentou sobre o centro de triagem da UPA. Segundo o prefeito, o centro de triagem tem como objetivo desafogar os profissionais da UPA, que futuramente se transformará em um centro médico. “Estamos preparando a UPA para outra realidade, vamos fazer a triagem ali do lado, onde a pessoa vai chegar, ser atendida e medicada e nem precisará entrar na UPA, é a organização do fluxo de trabalho dos nossos profissionais e também da população”.

Outra questão comentada por Cantu, relacionada a pandemia, foi o veto na lei que sugerir colocar pulseiras em pessoas positivadas ou suspeitas de covid-19. Ele afirmou que o município não precisa marcar as pessoas, mas sim educa-las e ajuda-las para que não precisem sair de casa quando contaminados. “Todos tem o direito de ir e vir, mas temos que saber nos cuidar, se estiver com covid, por favor, fique em casa”.

A Secretaria de Saúde Lilian Brandalise também esteve no local e comentou sobre o decréscimo sentido no município em relação aos casos de covid-19 nos últimos dois dias. “A procura diminuiu, mas ainda estamos em alerta, hoje por exemplo, fiquei sabendo que a UPA já está cheia novamente”.

Lilian fala que mesmo com a flexibilização do decreto no município, a população não pode baixar a guarda e ainda é necessário avançar na vacinação para diminuir os riscos de as pessoas serem acometidas pela forma grave da doença. “Se não houver cuidado de cada um, não vamos conseguir conter o avanço do vírus”.

A secretária atribui a alta taxa de ocupação nos leitos a longa permanência dos pacientes, o que dificulta o rodízio de internamentos. “Estamos organizando nossa estrutura, colocando um centro de triagem para melhorar o atendimento”.

Central de triagem

Segundo a secretaria, a Central de Triagem que está sendo montada ao lado da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do município deve ficar pronta até o final dessa semana. A partir disso, serão realizadas adequações para o atendimento.

A Unidade Sentinela do Novo Horizonte será transferida para a Associação dos Moradores do Bairro Cristo Rei, e a estrutura do bairro Novo Horizonte passará por nova adequação, “visando preparar o munícipio para um possível novo pico de contágio da covid-19, então estamos nos preparando para que não sejamos pegos de surpresa”.  

Bairro Feliz

O prefeito do munícipio também foi questionado sobre o projeto “Bairro Feliz” e afirmou que os primeiros bairros a serem contemplados serão o Gralha Azul e Lago Azul, que contarão com 100% dos asfaltos, containers de lixo, calçada, luzes de led, câmeras de monitoramento, escolas reformadas, ginásio e praça. Segundo Cantu, “o dinheiro utilizado para isso é dos quatro meses de economia que fizemos, que agora retornará ao povo”.

Asfalto

Na ocasião também foi citado as obras no asfalto do Parque do Som, Cantu afirmou que devido a um processo movido por moradores contra a prefeitura, até o momento foram colocados apenas o fresado onde está a estrada de chão, “a obra no asfalto Urbâno Witiman, ainda precisamos conversar com as pessoas envolvidas no processo e chegar a um acordo, isso é muito importante para fazer os acessos que liga o bairro Cadorin até o Parque do Som, vamos solucionar o problema e asfaltar o trecho”.  

O prefeito ainda falou sobre as obras no asfalto do bairro São João e no São Caetano, a primeira já foi iniciada e deve ser entregue em breve, enquanto as obras do São Caetano, segundo Robson Cantu, iniciarão nos próximos dias.

As obras da galeria próximo a Sanepar foi finalizada nessa semana e o prefeito afirmou que estão com projetos para o Rio Ligeiro. “Temos que recuperar o rio que é patrimônio da nossa cidade, vamos cuidar dele”.

você pode gostar também
Deixe uma resposta