Professor e pesquisador Mário Tagliari recebe moção de aplauso

De autoria do vereador Romulo Faggion (União Brasil), foi entregue a Moção de Aplauso nº 45, de 2023, ao biólogo, professor e pesquisador Mário Sérgio Muniz Tagliari, pelos importantes projetos de conscientização e preservação do meio ambiente no Estado.

Mário Sérgio Muniz Tagliari é natural de Pato Branco, nasceu em 1° de dezembro de 1989, filho de Mário José Tagliari (Palito) e Maristela Burmester Muniz Tagliari, irmão de Marcus Vinícius Muniz Tagliari e casado com Angela Hoppen. É biólogo, bacharel e licenciado, formado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em 2008.

Desde a graduação vem participando de projetos, programas e intercâmbios, que resultaram em sua aprovação para o Mestrado, em Biodiversidade Vegetal Tropical – Ecologia, na Université de Montpellier, na França. Sua pesquisa ocorreu em Madagascar, na África, onde trabalhou com a vulnerabilidade das espécies de baobás às mudanças climáticas. Um de seus principais eixos de pesquisa são as influências das mudanças climáticas na perda da biodiversidade.

O aprendizado no mestrado na França, oportunizou seu ingresso no Doutorado da Universidade Federal de Santa Catarina, onde combinou a influência das mudanças climáticas com a teoria de resiliência em ambientes socioecológicos. Usou como pano de fundo tanto Madagascar quanto a Floresta de Araucárias. Em 2019, realizou o Doutorado Sanduíche em Montpellier – AMAP – CIRAD, na França. Ainda, em paralelo, publicou diversos artigos, para revistas nacionais e internacionais.

Desde 2021, Mário é professor na Faculdade Municipal de Educação e Meio Ambiente (FAMA) e vem realizando pesquisas sobre a influência de mecanismos de Pagamentos por Serviços Ambientais na manutenção e preservação da biodiversidade.

Além disso, atua como orientador de alunos de mestrado. “Com isso, a Câmara Municipal de Pato Branco concede Moção de Aplauso para Mário Muniz Tagliari, biólogo, professor e pesquisador, pelo brilhante trabalho que vem realizando na região, seja como educador ou idealizador de importantes projetos de conscientização e preservação do meio ambiente, principalmente, com as Araucárias, árvore símbolo do nosso Estado.”

você pode gostar também

Comentários estão fechados.