Projeto literário transforma alunos de 8 anos em escritores em Pato Branco

Alunos do 3º ano do ensino fundamental do Colégio Integral em Pato Branco viveram um momento especial no encerramento das atividades de 2023.

Aos 8 anos eles participaram no último dia 08, de uma sessão de autógrafos no lançamento de livros autorais. As crianças produziram, inclusive ilustraram, escreveram e publicaram seus próprios livros.

Trata-se de um projeto proposto e orientado pelas professoras Jaine Maira Alves e Daniele Paiano que, em parceria com o portal Estante Mágica, propõe o desenvolvimento, em sala de aula, de livros inteiramente criados pelas crianças. Participaram do projeto 34 alunos de duas turmas.

A ideia é estimular a leitura, a escrita e o potencial criativo das crianças, oferecendo um ambiente adaptado e direcionado à criação e edição das próprias obras literárias, transformando alunos em autores.

Processo criativo

A adesão ao projeto Estante Mágica pelas escolas é totalmente gratuita, após um cadastro e aprovação da instituição como aplicadora, assim como a toda a metodologia de criação da obra, que é facilmente acessada por um plicativo. Os livros, em formato digital, também ficam disponíveis no aplicativo Estante Mágica sem custos. A plataforma disponibiliza ainda, produtos ilustrados com a temática dos livros dos pequenos, além dos livros impressos.

Jaine explicou que o tempo do processo de criação é adaptável, mas pode durar o ano todo, sendo realizado por etapas conforme orientado na metodologia da plataforma. Em um primeiro momento as crianças conhecem o projeto, acessam outros livros disponíveis na plataforma Estante Mágica, escritos por outras crianças. Em seguida, os alunos passam a trabalhar gêneros textuais, começam a definir livremente a temática que gostariam de desenvolver nas histórias, o gênero literário, criam títulos, personagens, chegando ao meio do ano com um esboço da história bem definido. A partir desse momento passam a escrever, ilustrar, trabalhar as correções até finalizar o livro.

Ao final desse processo, o material é enviado pelo aplicativo e cada história vira um livro, que é lançado em uma sessão de autógrafos.

A professora reconhece que o trabalho exige dedicação e comprometimento durante o ano, tanto por parte dos orientadores quanto por parte dos jovens escritores. A satisfação da realização de um livro, porém, bem como toda a evolução cognitiva vivida pelos alunos, se demonstra de extrema relevância didática e compensa todo o esforço, segundo a professora. “Essa experiência foi maravilhosa. Você acompanhar os alunos no começo do ano aprendendo o que fazer na introdução, desenvolvimento, como finalizar um texto, hoje, esses mesmo alunos, lançarem seu próprio livro, é muito gratificante, comemora Jaine.

Daniele destaca a importância da colaboração dos pais, que podem participar desde a criação e desenvolvimento mas também têm a possibilidade de comprar os produtos ilustrados com a temática das obras dos filhos. Peças como quebra-cabeças, canecas, ou mesmo os livros impressos, também são produzidos e disponibilizados dentro da plataforma Estante Mágica, e se transformam não só em uma lembrança mas também um belo registro dessa experiência única dos filhos.

O projeto

O projeto Estante Mágica é uma editech brasileira, empresa que desenvolve soluções tecnológicas para a oferta de serviços educacionais, e atua há 14 anos promovendo a publicação de livros escritos por alunos da educação infantil e fundamental e também jogos eletrônicos. Em 2018 rompeu fronteiras e chegou ao México e à Colômbia. Em 2021 começaram a atuar em Portugal e Espanha e lançaram o Aplicativo Mágico. Em 2022 alcançaram a marca de 2,5 milhões de crianças autoras e lançaram o game da Estante Mágica, Magic Land.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.