Samu é homenageado pelos 10 anos de atuação no Sudoeste do Paraná

Laiane Carniel/ Câmara PB

Na sessão da quarta-feira (10), foi realizada a entrega de Moção de Aplauso ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), pelos 10 anos de atuação no Sudoeste do Paraná. O Legislativo também aprovou um projeto em primeira votação e dois em segundas votações. Em votação única, foi aprovado o Balancete Financeiro da Câmara Municipal nº 2, de 2023, referente ao mês de fevereiro de 2023. No Grande Expediente, a vereadora Thania Caminski (PP) falou sobre a “Causa Animal no município de Pato Branco”. Na Participação de Convidados, esteve presente o secretário Municipal de Engenharia e Obras, Daniel Parcianello, falando sobre “As obras concluídas, em andamento e demais ações da Secretaria”. Ainda, foram apresentadas 21 indicações e 29 requerimentos.

Primeira votação

Em primeira votação, foi aprovado o Projeto de Lei nº 22, de 2023, de autoria do Executivo, autorizando a abertura de crédito especial, no valor de R$ 2 milhões e 950 mil, junto à Secretaria Municipal de Saúde. O valor é oriundo da contrapartida do Centro Universitário de Pato Branco (UNIDEP) e será destinado “ao pagamento de diárias; inscrições em cursos, congressos e afins; passagens; despesas com locomoção; obras; materiais de manutenção de bens imóveis; e aquisição de equipamentos e materiais permanentes”.

Moções de Aplausos

De autoria do vereador Januário Koslinski (PSDB), foi entregue a Moção de Aplauso nº 4, de 2023, ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e extensiva a todos os colaboradores, pelos 10 anos de atuação no Sudoeste do Paraná, celebrados no dia 21 de fevereiro de 2023, data que marca a ativação do telefone 192, para os 42 municípios da região.

De acordo com o Projeto, “com mais de 500 mil ligações e 240 mil ocorrências com envios de ambulâncias, o serviço na região conta com quatro Unidades de Suporte Avançado e 15 Unidades de Suporte Básico. O processo de implantação começou, efetivamente, em 2010, com a vinda de ambulâncias e, depois, houve a definição de como seria a implantação e gerenciamento dos serviços. Após, foi criado o Consórcio Intermunicipal da Rede de Urgência do Sudoeste do Paraná (Ciruspar), responsável pela parte de contratação de pessoal, organização de serviço, compra de materiais e uniformes”.

Já em 2022, o Samu realizou 24.824 atendimentos por equipes, sendo que 5.712 foram por causas externas ou traumas; 13.621 foram casos clínicos; 318 atendimentos obstétricos; 179 atendimentos pediátricos; 633 casos de psiquiatria; e 2.927 transferências. “Não são os atendimentos que devem ser comemorados, já que são situações de urgência e emergência, onde as vítimas e pacientes estão no pior momento de sua vida, mas deve ser comemorado a existência do serviço na região, que possibilita para a população o atendimento de saúde.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.