Sozinha sim, solitária nunca

Quem disse que viajar sozinha é o mesmo que estar solitária? Esta percepção antiga não apenas no universo das viagens, mas também das relações e isso acaba por refletir diretamente nas formas de lazer das pessoas. No entanto, viajar sozinho já é uma tendência crescente mundialmente.

E quando se fala em mulheres que amam viajar, cada vez mais cresce o número que fazem a experiência de desbravar novos lugares sozinhas, abrindo assim um leque de oportunidades para novas amizades, autoconhecimento e é claro, não precisar ajustar o seu desejo de conhecer determinado lugar, com a expectativa de outra pessoa (não que isso chegue a ser um problema para muitas pessoas).

Segundo a sócia administradora de uma empresa de viagens de Pato Branco, Neides Cattani este comportamento de viajante solo vem sendo percebido desde a última década e se acentuou no pós-pandemia. “O que percebemos é que as pessoas passaram a valorizar mais e priorizar a qualidade de vida, incluindo um lado bom de viver viajando em busca de bem-estar, conhecimento, cultura e vivenciar novas amizades”, comenta Neides.

Ainda de acordo com ela, “outro fator bastante considerável no pós-pandemia foi a valorização da vida o bem maior que todos começaram sentir seu verdadeiro valor e se sensibilizar o quanto é bom viver bem e em paz.”

Destinos

Pelo comportamento dos viajantes que procuram a agência, Neides garante que todos os destinos são bem aceitos. “Muitos até pedem sugestão”, comenta ela afirmando ainda que “apesar de existir uma grande tendência e preferência por natureza e lugares tranquilos.”

Neides assegura que tanto no Brasil como no exterior existem lugares que atendam bem este “novo” estilo de viagem e completa “o período pós-pandemia, o câmbio tem coibido viagens internacionais. Mesmo no mercado nacional existe uma tendência pela escolha de lugares próximos do local de origem, possivelmente como retrato do cenário econômico atual”, diz apontando um outro lado positivo para este estilo de viagem, “o estímulo a economia local e também uma redução do impacto ambiental (viagens aéreas são uma grande fonte de gases do efeito estufa).”

você pode gostar também

Comentários estão fechados.